Soluções de enfrentamento de crises sanitárias foram tema norteador de Feira Digital da Fiocruz

Fernando Pinto 15 de dezembro de 2020


Apresentar e discutir soluções tecnológicas/industriais, sociais e de serviços, relacionadas a ações de prevenção, cuidado, diagnóstico, tratamento, vigilância, gestão e combate a vetores de doenças e de enfrentamento de crises sanitárias: esta foi a proposta da 4ª edição da Feira de Soluções para a Saúde da Fiocruz, que em 2020 foi realizada em um formato totalmente virtual, de 9 a 11 de dezembro. O evento integrou a programação da Feira do Conhecimento, promovida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará.

 

Com o tema “Enfrentando as crises sanitárias e epidemias: panoramas e perspectivas”, em alusão ao papel da Fiocruz em seus 120 anos de existência, o evento reuniu online trabalhadores e gestores da saúde, estudantes, pesquisadores, empreendedores, movimentos sociais e o público em geral, que debateram sobre soluções que têm contribuído para o enfrentamento das crises sanitárias destas primeiras décadas do século XXI, como a pandemia de Covid-19, a tríplice epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya, e os desastres ambientais. 

 

A Feira contou com uma programação extensa, com rodas de conversa, mesas, webinários, palestras e debates, incluindo os projetos expostos no estande virtual da Fiocruz. Simultaneamente à programação da Feira, foi realizado um Hackathon com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas no contexto do enfrentamento da Covid-19.

 

Histórico

As Feiras de Soluções para a Saúde surgiram em 2017, a partir do projeto Plataforma de vigilância de longo prazo para zika vírus e microcefalia no âmbito do SUS, sob a responsabilidade da Fiocruz Brasília e do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs/Fiocruz). A primeira edição da Feira foi realizada em Salvador (BA), com tema direcionado ao combate à zika e às síndromes congênitas. Em 2019, foram realizadas duas edições: uma em abril, em Bento Gonçalves (RS), com o tema Saúde Única para Territórios Saudáveis e Sustentáveis; outra em outubro, em Fortaleza (CE), que abordou a Saúde Digital. 

 

Confira como foi o evento em 2020:

Iniciativa da Fiocruz é destaque na abertura da Feira do Conhecimento

Pesquisadores discutem impactos de desastres em barragens de mineração e derramamento de petróleo

Vacina contra Covid-19: palestrante comenta bons resultados de ensaios clínicos

Pesquisadores debatem acesso a medicamentos e patentes no contexto da Covid-19

Debatedores defendem mais investimentos na Atenção Primária à Saúde

Feira digital debate medidas de enfrentamento da Covid-19

Mesa aborda a promoção de territórios saudáveis e sustentáveis em tempos de pandemia

Covid-19 acentua desigualdades existentes no Brasil

Doutorado profissional reforça formação para o SUS

Educação on-line em saúde: Feira digital apresenta experiências da UNA-SUS e da Fiocruz

“A Agenda 2030 se apresenta como saída para o enfretamento da pandemia”, afirma ex-presidente da Fiocruz

Anúncio dos finalistas do Hackathon marca o encerramento da Feira digital

Feira virtual apresenta soluções para o enfrentamento das crises sanitárias do século XXI

 

Acesse o site da Feira: https://feira.agora.fiocruz.br/