Assessoria de Comunicação
Responsável pela imagem institucional da Fiocruz na capital do país, trabalha para que a Fiocruz Brasília comunique saúde para diferentes públicos, desde seus trabalhadores, gestores, instituições públicas e privadas, pesquisadores, professores, estudantes, e interessados em temas de saúde.
A equipe da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília faz comunicação pública por meio de atividades de assessoria de imprensa, marketing, divulgação científica, ensino e pesquisa em comunicação em saúde, orientadas pela ação político-institucional.
Ação político-institucional
A Fiocruz Brasília é órgão diretamente ligado à Presidência da Fiocruz e demanda que sua Assessoria de Comunicação esteja presente em fóruns e espaços colegiados de comunicação, tais como a Câmara Técnica de Informação e Comunicação, o Comitê de Implementação da Política de Comunicação da Fiocruz (em representação dos comunicadores das unidades regionais da Fiocruz), o Grupo de Trabalho da Marca Fiocruz. Além disso, a Ascom integra o Fórum dos Assessores de Comunicação da Fiocruz e, quinzenalmente, participa do Conselho Consultivo da Fiocruz Brasília.
Jornalismo
O trabalho de jornalismo se dedica a apresentar à sociedade as realizações da instituição, seja no que diz respeito às ações da gestão, seja dos resultados dos estudos de seus pesquisadores, publicados em periódicos científicos e apresentados em eventos acadêmicos.Isso é feito por diferentes canais de comunicação interna, como informativos enviados por e-mail, por lista de transmissão de aplicativos de mensagens ou inseridos nos murais dos elevadores, por exemplo; e externa, por meio deste site, mídias sociais e lista de transmissão. Desde 2022, a equipe inovou na cobertura jornalística por meio das mídias sociais, e parte do trabalho institucional é contado aliando imagens em movimento e textos curtos e de rápida assimilação, nos stories do Instagram institucional.
Marketing
Produzir peças publicitárias para comunicar as ações e atividades desenvolvidas na Fiocruz Brasília é importante e parte da rotina da Assessoria de Comunicação. Além disso, a equipe elabora conceitos de comunicação em saúde por meio de ilustrações que seguem um projeto visual alinhado à comunicação da Fiocruz e às novidades e atualidades , de maneira a apresentar os temas de saúde de maneira criativa, interessante, com harmonia, proporção de cores e luminosidade adequada, criando materiais exclusivos que chamem a atenção das pessoas por sua qualidade estética e lancem luz para que cada cidadão possa se atentar em formas de melhorar sua qualidade de vida e saúde.
Divulgação científica
Comunicar ciência é um desafio constante que busca extrapolar os muros acadêmicos e dialogar com a sociedade de maneira criativa e horizontal, para que ela compreenda de que forma a ciência se relaciona com a vida de todos. Na Fiocruz Brasília, trabalhar com a popularização do conhecimento científico se dá por meio de uma instância específica, a Comissão de Divulgação Científica, da qual fazem parte diferentes trabalhadores da Ascom e de outras áreas da Fiocruz.
Ensino e Pesquisa
Comunicar saúde envolve estudo e investigação científica. Na Fiocruz Brasília, a Ascom busca aliar a prática à teoria, e seus profissionais levam para as salas de aula e para diferentes projetos de pesquisa os desafios cotidianos dos comunicadores em saúde. Isso se dá em diferentes níveis de formação, com alunos do ensino médio ao doutorado.
Telefone: (61) 3329-4581.
E-mail: ascombrasilia@fiocruz.br
|
|
|
|
|
|
Equipe
Coordenação – Wagner Vasconcelos
Adrielly Reis
Carlos Sarina
Fernanda Marques
Fernando Pinto
Isabel Aoki
Juliana Dias
Mariella de Oliveira-Costa
Murilo Lima Xavier
Sérgio Velhor Júnior