Feira virtual apresentará soluções para o enfrentamento das crises sanitárias do século XXI

Por: Fernanda Marques
12/11/2020

Fernanda Marques

 

A 4ª edição da Feira de Soluções para a Saúde será realizada de 9 a 11 de dezembro, em formato totalmente virtual, com o tema “Enfrentando as crises sanitárias e epidemias: panoramas e perspectivas”, em alusão ao papel da Fiocruz em seus 120 anos de existência. O evento é gratuito e reunirá trabalhos que têm contribuído para o enfrentamento das crises sanitárias destas primeiras décadas do século XXI, como a pandemia de Covid-19, a tríplice epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya, e os desastres ambientais. A expectativa é que trabalhadores e gestores da saúde, estudantes, pesquisadores, institutos de fomento à pesquisa, empresários, empreendedores, movimentos sociais e todos os interessados participem ativamente das atividades.

 

A Feira de Soluções para a Saúde tem como objetivo abrir espaços de diálogo e ativar redes cooperativas para a apresentação e a difusão de trabalhos que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) e para a melhoria dos determinantes da saúde. “Nesta edição da Feira, queremos mostrar a atuação das diferentes unidades da Fiocruz no enfrentamento de epidemias e urgências sanitárias”, afirma o coordenador de Integração Estratégica da Fiocruz Brasília, Wagner Martins, cocriador e membro da coordenação da Feira.

 

As soluções apresentadas podem ser tecnológicas/industriais, sociais ou de serviços; podem estar relacionadas a ações de prevenção, cuidado, diagnóstico, tratamento, vigilância, gestão ou combate a vetores de doenças; e podem ser comunicadas em diferentes formatos (vídeo, jogo etc.). Além dos projetos que estarão em exposição no “stand” online da Fiocruz, haverá programação no “auditório” virtual, com rodas de conversa, mesas, webinários, palestras e debates.

 

No primeiro dia do evento, 9 de dezembro, quarta-feira, será lançado o Índice Brasileiro de Privação (IBP), com debate sobre o potencial de dar visibilidade às desigualdades sociais em pequenas áreas no país. Haverá, ainda, atividades sobre cooperação social; ambiente, desastres e riscos; e educação em saúde urbana e ambiental. O dia 10 de dezembro, quinta-feira, será dedicado a questões relacionadas ao enfrentamento da Covid-19. Estarão em pauta a estratégia de produção de vacinas, os desafios terapêuticos, os resultados de um inquérito epidemiológico, a integração entre Atenção Primária à Saúde e Vigilâncias em Saúde, inteligência cooperativa e territorial e, ainda, o projeto da UBS Online. Para finalizar, o terceiro e último dia do evento, 11 de dezembro, sexta-feira, trará debates sobre formação para o SUS e educação on-line em saúde, bem como experiências de telemedicina e saúde digital. A Agenda 2030 e o enfrentamento da febre amarela também serão temas em destaque.

 

Confira a programação completa de cada dia do evento:

9 de dezembro (quarta-feira)

10 de dezembro (quinta-feira)

11 de dezembro (sexta-feira)

 

Promovida pela Fiocruz, por meio da Fiocruz Brasília, do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs), da Coordenação de Eventos e da Coordenação da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030, a Feira de Soluções para a Saúde se integra à Feira do Conhecimento, realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará.

 

Para acessar o ambiente virtual do evento, faça sua inscrição aqui e receba as instruções por e-mail

 

Histórico

As Feiras de Soluções para a Saúde surgiram em 2017, a partir do projeto Plataforma de vigilância de longo prazo para zika vírus e microcefalia no âmbito do SUS, sob a responsabilidade da Fiocruz Brasília e do Cidacs. A primeira edição da Feira foi realizada em Salvador (BA), com tema direcionado ao combate à zika e às síndromes congênitas.

 

Em 2019, foram realizadas duas edições: uma em abril, em Bento Gonçalves (RS), com o tema Saúde Única para Territórios Saudáveis e Sustentáveis; outra em outubro, em Fortaleza (CE), que abordou a Saúde Digital. Para conhecer as soluções apresentadas nas edições anteriores do evento, acesse https://solucoes.agora.fiocruz.br/

 

Leia mais

Inscrições abertas para o Hackathon Covid-19

Lançamento do Índice Brasileiro de Privação (IBP) é destaque na Feira de Soluções

Feira de Soluções traz serviço de teleconsulta e jogo digital sobre higiene das mãos

Feira Digital: conheça algumas soluções de enfretamento de crises sanitárias e epidemias

Feira Digital discutirá soluções em saúde na prevenção e tratamento do câncer

Combate a doença de Chagas é tema de soluções da Feira Digital

Feira de Soluções discutirá Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Fiocruz apresenta solução em saúde para o combate à dengue

Aplicativo desenvolvido pela Fiocruz auxilia no monitoramento e prevenção da Covid-19

Fiocruz apresenta soluções de saúde urbana e saneamento em Feira Digital

Iniciativas incentivam alimentação saudável e atividade física regular por meio de novas ferramentas tecnológicas

Feira Digital discutirá o futuro do teletrabalho após a pandemia

Solução em saúde desenvolvida pela Fiocruz oferta acolhimento psicológico, fonoaudiológico e pedagógico aos educadores brasileiros

Suspeita de Covid-19? Dra. June pode ajudar

Feira Digital de Soluções para a Saúde: divulgação científica presente!

Feira de Soluções para a Saúde: conheça alguns dos trabalhos que serão apresentados no evento

 

Acesse o site da Feira: https://feira.agora.fiocruz.br/