Feira Digital de Soluções para a Saúde: divulgação científica presente!

Por: Fernanda Marques
19/11/2020

Fernanda Marques

 

De 9 a 11 de dezembro, será realizada a 4ª edição da Feira de Soluções para a Saúde, em formato totalmente virtual, com o tema “Enfrentando as crises sanitárias e epidemias: panoramas e perspectivas”. Entre as soluções que serão apresentadas na Feira Digital, estão atividades voltadas à divulgação e à popularização da ciência. Confira!

 

Tour virtual 360 graus

Já pensou visitar a primeira planta de protótipos da América Latina, onde serão realizadas etapas importantes do desenvolvimento tecnológico de vacinas e outros produtos para a saúde? Isso será possível durante a Feira Digital de Soluções para a Saúde: os participantes poderão fazer um tour virtual na Planta Piloto do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), com a sensação de imersão nos espaços, conhecendo todas as áreas e equipamentos, além dos processos realizados nessa instalação inovadora. O tour virtual 360 graus é fruto de uma parceria de Bio-Manguinhos com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

 

Vida de barbeiro

Proposta pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), esta atividade apresenta o barbeiro, inseto que transmite o parasito causador da doença de Chagas. Por meio de recursos audiovisuais, são divulgadas informações sobre a biologia e a ecologia do barbeiro, bem como sobre a forma clássica de transmissão da enfermidade e sua prevenção.

 

Percevejo de cama

Um inseto pequenino, que pode estar ‘escondido’ no colchão, no estrado da cama, no sofá. Ele pica os moradores da casa e pode causar muito incômodo. Estamos falando do percevejo de cama. Durante a pandemia, com as pessoas em isolamento social e passando a maior parte do tempo em casa, é possível que a infestação por esses insetos tenha se tornado mais visível! Na atividade, também proposta pelo IOC, recursos audiovisuais são usados para apresentar a biologia do percevejo de cama e conscientizar o público sobre as formas de prevenção.

 

Gincana da saúde

Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília, o Desafio Melhor de 3 é uma atividade que combina três jogos clássicos, adaptados ao ambiente virtual. Utiliza um Quiz, além dos aplicativos Kahoot e Stopots, para abordar de forma lúdica, interativa e dinâmica o conceito ampliado de saúde, a importância das vacinas e o combate às fake news.

 

Acesse o site da Feira: https://feira.agora.fiocruz.br/