Feira Digital: conheça algumas soluções de enfretamento de crises sanitárias e epidemias

Fernando Pinto 3 de dezembro de 2020


A 4ª edição da Feira de Soluções para a Saúde será realizada de 9 a 11 de dezembro, em formato totalmente virtual, com o tema “Enfrentando as crises sanitárias e epidemias: panoramas e perspectivas”. O evento é gratuito e reunirá trabalhos que têm contribuído para o enfrentamento das crises sanitárias destas primeiras décadas do século XXI. Entre as soluções que serão apresentadas na Feira Digital, estão ações voltadas ao combate da pandemia de Covid-19, e a tríplice epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya. Confira!

 

Proteção anti-Covid

Durante a Feira, será apresentado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) capaz de proteger as mãos, além de fazer a limpeza das superfícies onde a palma da mão protegida toca. A solução foi proposta pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).

 

Inteligência artificial

Outra solução que será apresentada na Feira Digital é um aplicativo com inteligência artificial para apoiar agentes populares de vigilância em saúde que serão formados para o controle da Covid-19 em suas comunidades. Proposto pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o aplicativo orientará os agentes em campo e permitirá a rápida coleta de informações para apoiar a tomada de decisão pelos gestores.

 

Simulador de epidemias

Desenvolvido pelo INCQS/Fiocruz, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o simulador de epidemias permite o estudo da transmissão e da propagação de doenças, como a Covid-19. Com esta solução, será possível estimar perfis futuros de disseminação da Covid-19 ao longo do tempo, em função das políticas de saúde implementadas. 

 

Materiais educativos

Esta solução do IOC/Fiocruz consiste na preparação de materiais que serão disponibilizados às escolas, a fim de contribuir para a prevenção e a vigilância da Covid-19 no retorno das atividades presenciais, além de estimular o engajamento de toda a comunidade escolar em ações de saúde e cuidado.

 

PRODIGIAS

Desenvolvido pelo IOC/Fiocruz, o curso de Produção de Objetos Digitais de Aprendizagem em Saúde (PRODIGIAS) é uma ação educativa, prática, criativa, participativa, solidária e empreendedora, gerando soluções colaborativas para a promoção da saúde. O objetivo é estimular os jovens na produção de tecnologias sociais digitais, como aplicativos, blogs, vídeos e jogos, para a promoção da saúde em seus territórios.

 

Zika

Trata-se de projeto do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) junto aos responsáveis legais de crianças com a síndrome congênita do vírus zika, de modo a conhecer as condições de vida das famílias, suas trajetórias e demandas. O objetivo é fortalecer essas famílias e garantir o acesso às políticas públicas e aos direitos, bem como qualificar os profissionais da rede de atendimento para uma atenção integral às crianças com condições crônicas de saúde e deficiências.

 

Acesse o site da Feira: https://feira.agora.fiocruz.br/