VER-SUS 21 anos: Ceilândia vira palco do lançamento do novo edital do Programa Vivências no SUS

Fiocruz Brasília 16 de outubro de 2025


Mateus Quevedo (Angicos/Fiocruz Brasília)

 

O Campus Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB) foi palco, nesta quarta-feira, 15 de outubro, do lançamento do novo edital do Programa Nacional de Vivências no SUS, ou, como é mais conhecida a metodologia de vivências e estágios no Sistema Único de Saúde (SUS), o VER-SUS. O evento também marcou as homenagens aos 21 anos do VER-SUS. O auditório da Unidade Acadêmica (UCA) recebeu uma geração de estudantes, residentes, trabalhadores e gestores que acreditam que a saúde pública se fortalece não apenas nas teorias, mas nos corredores das unidades de saúde, nos territórios e no contato real com a população.

 

O Programa Nacional de Vivências no SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca fortalecer e aprimorar a formação de estudantes, residentes, trabalhadores(as), gestores(as), docentes e movimentos sociais da área da saúde. O lançamento do edital do Programa Nacional de Vivências no SUS/VER-SUS tem o objetivo de selecionar projetos de vivências da modalidade estudantes e residentes, a fim de fortalecer a formação de profissionais da saúde na direção do trabalho em equipe, da equidade, das mudanças nos modelos de atenção e gestão, por meio da integração entre ensino-serviço-comunidade e da participação popular.

 

A vice-diretora da Fiocruz Brasília, Denise Oliveira e Silva, participou da mesa de abertura e, em sua fala, trouxe à memória os momentos em que compartilhou com Sérgio Arouca, expoente da reforma sanitária, e Paulo Freire, patrono da educação brasileira. “Precisamos ter uma perspectiva muito política e de enfrentamento, assim como Arouca na favela de Manguinhos, na defesa das teses da 8ª Conferência de Saúde. Paulo Freire defendia que a gente aprende com comunhão, juntar gerações, etnias, com as ideias, sejam em portarias, seja como viventes. E a Fiocruz está aqui como uma das possibilidades de cooperação”, definiu.

 

A mesa de abertura contou, ainda, com a participação do secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Felipe Proenço; o decano de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília (UnB); o coordenador-geral da Rede Unida, Alcindo Ferla; o diretor do Campus UnB Ceilândia, João Paulo Chieregato Matheus; a diretora de Relações Institucionais da Associação Nacional de Pós-Graduandos, Vitória Davi; a representante do Conselho Nacional de Secretariais Municipais de Saúde, Márcia Pinheiro; a secretária-geral da União Nacional dos Estudantes (UNE), Camila Moraes; e representando os(as) viventes do Programa VER-SUS, Jenifer Santos.

 

O edital lançado durante a amanhã selecionará proposta de 300 vivências, somando cerca de 9.000 residentes em saúde, estudantes de graduação de nível superior e da educação profissional técnica de nível médio, desde que com idade igual ou superior a 18 anos. As vivências deverão ocorrer entre janeiro e maio de 2026. Há a previsão de novos editais. “É uma grande iniciativa de mobilização de todo o território nacional, de estudantes, residentes, para que a gente possa vivenciar o SUS e transformar nossa realidade e nossa formação em saúde”, apontou a jovem Jenifer.

 

O secretário da SGTES, Felipe Proenço, lembrou que foi um vivente do VER-SUS: “eu fiz um estágio de vivência no SUS no início dos anos 2000, e esse foi um momento muito marcante da minha formação. Foi o momento em que, além do que era programado dentro das disciplinas do currículo da graduação, eu pude ouvir as pessoas atendidas pelo SUS, pude ouvir as equipes que trabalham no SUS, ouvir os gestores que coordenam e planejam as ações no SUS. Na vivência, você tem uma sequência de ações que te ajudam também a produzir novas reflexões sobre o Sistema Único de Saúde. Então, vale muito a pena participar de vivências no SUS”, sublinhou.  

 

Quer viver essa experiência?

As inscrições para o novo edital do VER-SUS estão abertas! Se você é estudante ou residente da área da saúde, não perca a chance de transformar sua formação e ajudar a construir o SUS na prática. Acesse o edital aqui.

 

Clique aqui e veja a galeria de fotos do lançamento do novo edital do Programa Nacional de Vivências no SUS