Comissão de Divulgação Científica

 

A Comissão atua no desenvolvimento de produtos de divulgação da ciência e popularização do conhecimento científico, além de sensibilizar pesquisadores em relação à importância de divulgação do conhecimento. Tem por objetivo promover o diálogo entre os pesquisadores da Fiocruz e a sociedade e estimular seu interesse pela área científica, já que todo cidadão faz uso da ciência.

 

Produtos da Comissão de Divulgação Científica:

 

Fala aê 

A série de divulgação científica “Fala aê” reúne entrevistas com os autores de diversas pesquisas e apresenta ao público os resultados de trabalhos científicos sobre variados temas em saúde pública. Soma-se a essa iniciativa uma série de podcast em que perguntas sobre Covid-19, feitas por moradores de diferentes regiões administrativas do DF, são respondidas por especialistas da Fiocruz Brasília.

 

 

Podcast – Mais Mulheres e Meninas na Ciência 

Conheça as trajetórias de pesquisadoras em diferentes áreas de conhecimento, os desafios que enfrentaram e ainda enfrentam na carreira, além de descobertas e feitos que contribuíram para a história da ciência no podcast da Fiocruz Brasília: Mais Mulheres e Meninas na Ciência.

 

 

 

A ciência e o lúdico em telas e cliques 

Realizada anualmente desde 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ocorre todo mês de outubro e tem como objetivo central fortalecer o diálogo entre ciência e sociedade. A Fiocruz Brasília participa da SNCT todos os anos, com atividades de divulgação científica e popularização da ciência voltadas para diferentes públicos. Em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19, essas atividades foram realizadas on-line. Apesar dos muitos desafios, essa experiência junto a estudantes e professores de escolas públicas da educação básica do Distrito Federal foi tão inspiradora que nos motivou a construir um Caderno de atividades de divulgação científica a partir de ferramentas on-line. O material apresenta as atividades interativas que foram realizadas, e um pequeno passo a passo para que possam ser repetidas em outras ocasiões. Confira aqui a publicação.

 

 

Semana de Divulgação Científica

A primeira edição foi realizada em março de 2018 e pretende-se que se torne um evento anual. A ideia é reunir pesquisadores, comunicadores, estudantes, profissionais das áreas de saúde, ciência e tecnologia a fim de promover debates, rodas de conversa e oficinas em torno de temas que envolvem a divulgação científica.

 

 

Dê Voz

Compartilhe com a sociedade seus achados científicos. Esta é a proposta da série Dê voz, que desafia o público a falar sobre seus projetos ou artigos científicos, em vídeo ou podcast, com tempo máximo de três minutos e com linguagem acessível. Os vídeos são publicados no Facebook, no canal da Fiocruz Brasília, no Youtube e no canal do SoundCloud. O Dê voz está presente nos eventos da instituição, e os interessados, cujos trabalhos tenham fundamentos científico, podem encaminhar seus vídeos para divulgacao.cientifica@fiocruz.br.

 

   

Pint of Science

Em maio de 2018, a Fiocruz Brasília participou pela primeira vez deste evento mundial, que leva pesquisadores aos bares para discutirem de forma descontraída temas da ciência com o público.

 

Membros

 

Fabiana Mascarenhas

Fernanda Marques

Fernando Pinto

Nathállia Gameiro

 

 

Email: divulgacao.cientifica@fiocruz.br

Os comentários estão desativados.