Na última sexta-feira (4/7), a Fiocruz Brasília, por meio do Núcleo de Monitoramento e Avaliação de Políticas de Saúde (NMAPS) e do Coletivo de Acessibilidade, realizou uma ação solidária na Casa de Ismael. A Casel, como é carinhosamente chamada, acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A ação consistiu na doação de uma máquina de fliperama, e faz parte de uma estratégia mais ampla de gamificação utilizada para avaliações de política pública. A escolha da instituição beneficiada foi resultado de uma votação realizada durante a Semana da Avaliação, entre os dias 20 e 22 de maio de 2025. A Casa de Ismael recebeu 51 votos, dentre as 100 sugestões de destino para a máquina.
“A máquina tem a ver com a área em que eu trabalho, que é avaliação e gamificação. Para a Semana, a ideia era colocá-la como um atrativo para os participantes e, depois, doar para alguma instituição beneficente”, afirmou o coordenador do NMAPS, Rafael Schleicher.
Para Fábio Barcelos, integrante do Coletivo de Acessibilidade da Fiocruz Brasília, a Casa de Ismael foi escolhida por ser uma instituição que promove o acolhimento e a integração entre as pessoas. “A Casa tem essa sensibilização de entender o que o outro necessita”, destacou.
A ação solidária contou com a participação de cerca de 50 crianças e adolescentes. E teve, ainda, uma roda de conversa sobre racismo e capacitismo, contação de história com a Biblioteca Bitita, leitura de poemas, oficina de boneca Abayomi e lanche.
“Eu sempre me emociono com gestos de solidariedade como este, voltado às crianças e aos adolescentes da nossa Casa. Ficamos muito gratos com a doação e as atividades propostas”, afirmou Thaynara dos Reis, coordenadora do Serviço de Convivência da Casa de Ismael.
Clique aqui e veja a galeria de imagens da ação solidária.
LEIA TAMBÉM