Fiocruz Brasília comemora seus 45 anos com Criatividade

Fernanda Marques 10 de outubro de 2021


 Reinventar, inovar, superar limites, esperançar. A criatividade traz o poder da mudança e da pluralidade de ideias para a construção de novos mundos possíveis. E ela será o tema do terceiro encontro do Ciclo de Inspirações para o Futuro, atividade comemorativa dos 45 anos da Fiocruz Brasília. O evento virtual será realizado no dia do aniversário da instituição, 25 de outubro (segunda-feira), com transmissão pelo YouTube, das 16h às 17h30. Em formato de roda de conversa, o encontro contará com as participações do sociólogo Arlindo Fábio Gómez de Sousa e do pedagogo Max Maciel. A mediação será feita pelo jornalista Wagner Vasconcelos, coordenador da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília.

 

Neste momento de grave crise sanitária e social, para dar significado à celebração de seus 45 anos, a Fiocruz Brasília busca inspirar ações coletivas para a construção do futuro desejado, em defesa do SUS e da vida. O objetivo do evento é que as vivências compartilhadas pelos convidados alimentem o diálogo, o afeto e o cuidado no agora e no amanhã.

 

Nascido em Bagé (RS), Arlindo Fábio Gómez de Sousa ingressou na Fiocruz em julho de 1967. Em julho de 2017, recebeu da instituição o título de Professor Emérito. Na Fundação, atuou como diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), foi vice-presidente de Ensino e chefe de Gabinete da Presidência, além de ter idealizado e fundado o Canal Saúde, em 1994. Em 1986, integrou a Comissão Organizadora e Coordenadora da 8ª Conferência Nacional de Saúde, considerada um marco histórico para a saúde pública brasileira, pois estabeleceu as diretrizes que originariam o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Da Região Administrativa de Ceilândia (DF), Max Maciel é produtor cultural, empreendedor social e ativista. Especialista em gestão de políticas públicas pela Universidade de Brasília (UnB), é coordenador pedagógico da Rede Urbana de Ações Socioculturais (RUAS). Idealizador de projetos como a websérie Minha Quebrada, os diálogos PerifaTalks e o podcast Papo de Quebrada, que, em sua nova temporada, ganhou um formato diferente, com oportunidade para jovens artistas da Ceilândia apresentarem seus trabalhos, por meio da ocupação da Galeria Risofloras. Os trabalhos serão selecionados por uma banca do Programa Jovem de Expressão.

 

SERVIÇO: 45 anos da Fiocruz Brasília

Ciclo de Inspirações para o Futuro – Criatividade

Com Arlindo Fábio Gómez de Sousa e Max Maciel

Data: 25 de outubro, segunda-feira

Horário: 16h às 17h30

No canal da Fiocruz Brasília no YouTube

 

Leia também

“Esperançar é luta que se faz no coletivo”

Solidariedade para pensar o agora e o depois

#TBT: trabalhadores e estudantes compartilharam vivências de Solidariedade

Fala aê – edição especial de aniversário

Fiocruz Brasília celebra 45 anos com Ciclo de Inspirações para o Futuro