A Fiocruz Brasília realizou, na manhã desta quinta-feira (17), encontro virtual dos trabalhadores com o intuito de apresentar o balanço do segundo semestre de atividades desenvolvidas pela unidade em 2020. “Assumimos juntos o compromisso de construir estratégias a fim de contribuir para o enfrentamento da Covid-19. Se não fosse a nossa corrente de união, tudo seria mais difícil”. Com esta mensagem, a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, deu início ao encontro.
A diretora apresentou um breve relato das ações realizadas no segundo semestre deste ano, destacando as atividades e estratégias de organização do trabalho e enfrentamento da pandemia. Foram mencionadas ações como: as atividades do Serviço de Gestão do Trabalho (Segest) voltadas aos trabalhadores visando ao acolhimento e promoção da saúde em ambiente doméstico e o inquérito sorológico; o aumento das ofertas dos cursos lato sensu e fortalecimento das plataformas de ensino à distância da Escola de Governo Fiocruz – Brasília; as ações voltadas para a saúde mental e atenção primária à saúde; as experiências com lideranças e comunicadores populares; e o lançamento do e-book “Fake News e Saúde”. Foram lembrados também os eventos: em alusão ao outubro rosa; as rodas de conversa sobre como conviver com o luto, educação antirracista, racismo e mercado de trabalho; a Feira de Soluções para a Saúde; o Encontro Nacional de Residências em Saúde; o webinário “Educação, Saúde e Tecnologia em Mar Aberto”; e o Fórum Ciência e Sociedade 2020″, bem como a participação da Fiocruz Brasília na 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Fabiana reforçou que é preciso seguir em frente, escrevendo a história da Fiocruz Brasília e fortalecendo a agenda de ações, em especial as estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Devemos fazer da esperança sempre um verbo”, afirmou.
O encontro fez parte da programação especial “Fim de Ano Fiocruz Brasília”