CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EPISUS-INTERMEDIÁRIO 2021 (NACIONAL)

Fiocruz Brasília 1 de novembro de 2021


Realizada no ano de 2021, a oferta envolveu profissionais atuantes no SUS, com escolaridade de nível superior, e concedidas vagas específicas para os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que compõem a compõem a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública (Rede VigiAR-SUS) e a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH). A cooperação entre o Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e da Vigilância das Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (DSASTE/SVSA/MS) e o NEVS/Fiocruz Brasília foi estabelecida através do Projeto VPGDI 050 FIO 20 para o “Fortalecimento e inovação da Rede de Vigilância, Alerta e Resposta do SUS (Rede VigiAR-SUS) para o enfrentamento da Covid-19”.

 

O Curso foi ofertado de maneira ampliada para 800 estudantes, na modalidade híbrida de ensino e com carga horária total de 564 horas. Um Ambiente Virtual de Aprendizagem foi estruturado pelo Núcleo de Educação a Distância da Escola de Governo Fiocruz-Brasília (Nead/EGF), com videoaulas, aulas assíncronas, webinários síncronos, fóruns de discussão, resolução de exercícios, estudos de casos, demais atividades práticas de dispersão a serem realizadas no âmbito do serviço.

 

A mentoria foi desenhada para fornecer apoio aos tutores e foi composta por profissionais especializados de doze unidades regionais da Fiocruz (Amazonas, Bahia, Brasília, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Ribeirão Preto/SP) e outras duas Secretarias do Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). A tutoria contou com 74 profissionais que estimularam a busca autônoma da informação, oferecendo esclarecimento de dúvidas sobre as aulas teóricas, execução das atividades de dispersão e lições do curso, definição de cronogramas (atividades, plano de trabalho e reuniões) e na orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

 

Para o trabalho de campo, 17 turmas utilizaram o tema “Medidas de prevenção da Covid-19: conhecimentos, atitudes e práticas da população no segundo ano da pandemia no Brasil” e 13 turmas o tema “Percepção da população vacinada sobre Eventos Adversos Pós-Vacinação possivelmente relacionados às vacinas para o vírus SARS-CoV-2”.

 

Fotos: Felipe Colares

 

O Curso contou com 650 egressos, representando 81,3% do total de estudantes matriculados.

Fonte: Relatório do Curso. SVSA/MS e NEVS/Fiocruz Brasília, 2021