Fiocruz Brasília lança livro no IFB da Cidade Estrutural

Fiocruz Brasília 24 de novembro de 2025


Fiorenza Cadore (CoLaboratório/CTIS)

 

A publicação reúne experiências, pesquisas e propostas elaboradas a partir do Curso de Especialização em Governança Territorial para o Desenvolvimento Saudável e Sustentável, promovido por uma parceria entre Fiocruz Brasília, Instituto Federal de Brasília (IFB) e Universidade de Brasília (UnB)

 

O Instituto Federal de Brasília (IFB) da Cidade Estrutural recebe, no dia 4 de dezembro de 2025, o lançamento do livro Plano Popular para o Desenvolvimento Territorial Saudável e Sustentável. A obra reúne experiências, pesquisas e propostas produzidas no âmbito do Curso de Especialização em Governança Territorial para o Desenvolvimento Saudável e Sustentável, iniciativa realizada em parceria entre o CoLaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS) da Fiocruz Brasília, o IFB e a UnB.

 

A atuação direta em territórios tem se consolidado como estratégia fundamental para enfrentar desigualdades e vulnerabilidades, especialmente em regiões periféricas. Iniciativas formuladas e conduzidas por múltiplos atores – comunidade, instituições de ensino, serviços públicos e organizações locais, permitem que ações sejam construídas a partir das especificidades do contexto, fortalecendo o diálogo com os moradores e ampliando o impacto das políticas públicas.

 

Nesse cenário, o curso realizado na Cidade Estrutural, uma das regiões administrativas do Distrito Federal, reuniu moradores, estudantes, trabalhadores e gestores públicos em um processo formativo voltado à governança territorial. Ao longo da formação, foram desenvolvidos projetos sobre temas como saúde, educação, saneamento, cultura, memória coletiva, juventude, proteção social e enfrentamento à violência de gênero, sempre alinhados às metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Para o coordenador do CoLaboratório CTIS, Wagner Martins, o Curso de Especialização em Governança do Desenvolvimento Territorial Saudável e Sustentável foi um grande avanço na formação de pessoas, sendo a oferta realizada por importantes instituições do Distrito Federal, como o IFB, a Fiocruz, a UnB e a Secretaria de Saúde do DF. “Essa iniciativa possibilitou reunirmos professores dessas instituições e prover uma perspectiva holística sobre o desenvolvimento territorial. Outra importante inovação foi a orientação da seleção, priorizando os candidatos residentes no território da Cidade Estrutural, o que permitiu a formação majoritariamente de pessoas do território, cerca 70%. E o surpreendente é que o curso contou com mais de 75% de mulheres. A metodologia ativa e de alternância do projeto pedagógico possibilitou uma inserção da turma nos problemas reais e nas contradições da localidade. A utilização do conhecimento local em articulação com os conceitos, teorias e conhecimentos acadêmicos foi uma potência que ajudou no sucesso do curso”, destaca Martins.

 

O livro lançado agora é resultado desse percurso e apresenta uma coletânea de trabalhos de conclusão de curso e capítulos derivados de pesquisas acadêmicas, incluindo dissertações e teses. A obra está organizada em quatro eixos que orientam a compreensão da abordagem territorial adotada: Territórios Saudáveis e Sustentáveis; Inteligência Cooperativa; Desenvolvimento Territorial e Local; e Ação Pública e Interlocução entre Atores.

 

A publicação evidencia o potencial da ação pública colaborativa e da inteligência cooperativa na construção de soluções para desafios locais. Os capítulos demonstram como o diálogo entre conhecimento acadêmico e saberes comunitários fortalece a cidadania e impulsiona transformações reais em territórios vulneráveis.

 

Ao compartilhar práticas e reflexões produzidas na Cidade Estrutural, o livro reafirma o compromisso do CoLaboratório CTIS, da Fiocruz Brasília, e de seus parceiros com processos formativos que valorizam a participação social, a autonomia comunitária e o desenvolvimento sustentável. A obra se apresenta como referência para pesquisadores, gestores, educadores, profissionais de políticas públicas e todos que acreditam na construção coletiva de um futuro mais justo, saudável e inclusivo.

 

Serviço:
Data: 4 de dezembro (quinta-feira)
Local: Auditório IFB Estrutural
Horário: a partir das 9h

LEIA TAMBÉM