História em quadrinhos a serviço da saúde pública

Nathállia Gameiro 27 de outubro de 2022


Como parte das comemorações do aniversário da instituição e do Outubro Rosa, foi lançado o livro 180º: Minhas Reviravoltas com o Câncer de Mama. A publicação é de autoria de Dulce Ferraz, analista de gestão em saúde da Fiocruz Brasília, com ilustrações de Camilla Siren e colaboração de Fabiene Gama e Soraya Fleischer.

 

A obra, em formato de quadrinhos, é baseada na experiência de Dulce e mostra as diferentes etapas da trajetória da personagem Carol com o câncer de mama. “O livro é voltado para pessoas que estão atravessando câncer e para os profissionais de saúde, para que entendam e se aproximem dos pacientes, que já enfrentam tantos conflitos e são afetados na vida pessoal e no trabalho”, contou a pesquisadora ao falar da reconstrução literária e adaptação de sua realidade para a criação da história.

 

Durante o evento de lançamento, a assessora da direção Celina Roitman ressaltou a importância de fazer outras formas de divulgação científica, saindo da tradição do texto científico para produzir ciência em outros meios. Para a pesquisadora e professora da Universidade de Brasília (UnB) Soraya Fleischer, o formato em quadrinhos consegue abordar outros significados que o artigo, meio mais utilizado na comunicação científica, não consegue comunicar com palavras, como a corporalidade e a emoção trazidas pela imagem, cenários e figurinos dos personagens.

 

Dulce e Soraya explicaram a construção do livro, desde o roteiro até a escolha de elementos que fazem a diferença na obra, como a intensidade e paleta de cores, escolha de ambientes e diversidade dos personagens. “Escolhemos profissionais da saúde com tatuagem, piercing e dread, além de personagens negros e japoneses, buscando quebrar estereótipos e gerar identificação. É importante falar do adoecimento para sensibilizar. Investir na saúde pública é um valor que queremos manter”, destacou Soraya.

 

A autora do livro, Dulce Ferraz, destacou ainda a importância da rede de apoio para o enfrentamento do câncer. “A abordagem de heroísmo e de sobrevivente é injusta com quem não sobreviveu. Não se enfrenta uma doença como o câncer de mama sozinho, mas com políticas de saúde, políticas de ciência e tecnologia, direitos trabalhistas e rede familiar”, finalizou.

 

O livro foi realizado com financiamento de edital de 2018 da Fiocruz Brasília e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e teve validação científica de um grupo de profissionais da área da saúde.

 

A obra está disponível em formato e-book (gratuito) e impresso no site da NAU Editora.

 

Confira aqui as fotos do lançamento do livro

LEIA TAMBÉM