Encontro reuniu instituições de saúde, educação e controle social para discutir estratégias integradas que promovam territórios mais saudáveis e sustentáveis no Tocantins.
Beatriz Muchagata
O CoLaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS), da Fiocruz Brasília, integrou nesta terça-feira (25/11) um Encontro Interinstitucional em Palmas (TO), reunindo órgãos de saúde, universidades e entidades de controle social para debater ações conjuntas que contribuam para territórios mais saudáveis, participativos e sustentáveis.
A atividade envolveu representantes da Secretaria de Saúde do Tocantins, da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, do Conselho Estadual de Saúde, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Conselho da Pessoa Idosa e de organizações locais. O objetivo central foi fortalecer o diálogo e promover a construção colaborativa de políticas públicas que respondam aos desafios regionais, especialmente nas áreas de saúde coletiva, inovação social e participação social.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias de cooperação técnica, integração de práticas intersetoriais e oportunidades de ampliar iniciativas baseadas na inteligência cooperativa — abordagem que orienta o trabalho do CTIS em diferentes territórios do país. A troca de experiências entre as instituições reforçou a importância da articulação contínua para aprimorar processos, qualificar serviços e impulsionar soluções que impactem positivamente a vida da população.
O encontro também destacou a relevância do engajamento social e do fortalecimento das instâncias de participação para garantir que políticas públicas sejam construídas com ampla representatividade e legitimidade. As instituições parceiras reafirmaram o compromisso com a promoção da saúde, o desenvolvimento regional e o avanço da ciência voltada ao bem-estar coletivo.
“Excelente encontro entre a Gestão, Academia e a sociedade para refletir sobre a ação para o desenvolvimento territorial, tendo a saúde coletiva como dinamizadora da intersetorialidade das políticas públicas” destaca, Wagner Martins, coordenador do CoLaboratório CTIS.
A Fiocruz Brasília segue ampliando alianças estratégicas e contribuindo para a formulação de políticas públicas que promovam equidade, democracia e condições de vida mais justas nos territórios.
LEIA TAMBÉM