Confira o resultado da Mostra de Ilustrações e Relatos

Por: Fiocruz Brasília
13/02/2020

Nathállia Gameiro

 

As vencedoras do Concurso de Ilustrações e Relatos “A Ciência da Vida: Minha Vida é na Ciência” foram reveladas durante o evento #Mais Meninas na Fiocruz Brasília, realizado no dia 11 de fevereiro, em Brasília. As estudantes Anna Beatriz Borges Andrade (14 anos), Sarah Lins dos Santos (15 anos) e Maria Rita Peres Vieira (15 anos), foram as três primeiras colocadas. A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, a vice-diretora Denise Oliveira e a pesquisadora Celina Roitman, assessora da Direção fizeram a entrega dos certificados.

Ao todo, 30 ilustrações e relatos sobre o tema “Ser uma cientista é…” foram selecionados para a Mostra, produzidos por meninas estudantes entre 12 e 15 anos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal (DF) e Entorno. Confira aqui as outras ilustrações selecionadas

Foram analisados pela Comissão avaliadora critérios como criatividade, originalidade, pertinência do tema, traçado, impacto visual e ortografia das ilustrações e relatos. As duas primeiras colocadas receberam a mesma pontuação e foram premiadas com uma viagem ao Rio de Janeiro para conhecer a sede da Fiocruz. O critério de desempate para a primeira e segunda colocação foi o maior número de notas máximas recebidas pela Comissão.

O concurso buscou incentivar, divulgar e promover a reflexão sobre o tema Mulheres e Meninas na Ciência, além de expor a visão das estudantes sobre a mulher cientista, por meio das ilustrações e dos relatos em formato de texto escrito. A iniciativa integrou as atividades da Fiocruz Brasília em comemoração ao Dia Internacional de Mulheres na Ciência em 11 de fevereiro, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento reuniu mais de 200 pessoas, entre estudantes de escolas públicas do DF e entorno, professoras e representantes da Secretaria de Educação do DF e Fiocruz Brasília, que conheceram as trajetórias de trabalhadoras, gestoras e parlamentares, além das pesquisas da instituição. Veja como foi o evento

Ilustração da estudante Anna Beatriz BorgesRelato da estudante Anna Beatriz Borges

Ilustração da estudante Sarah LinsRelato da estudante Sarah Lins

Ilustração da estudante Maria Rita Peres Relato da estudante Maria Rita Peres

 

Confira as fotos da cerimônia de premiação

Algumas estudantes gravaram entrevista com as duas primeiras colocadas do concurso durante oficina de podcast que integrou a programação do #Mais Meninas na Ciência. Ouça o áudio abaixo: