X Encontro Nacional de Residências em Saúde será realizado on-line de 18 a 20 de novembro

Por: Fernanda Marques
09/11/2020

Evento discutirá avanços e desafios das Residências em Saúde na defesa dos princípios do SUS

 

Fernanda Marques

 

Será realizado de 18 a 20 de novembro o X Encontro Nacional de Residências em Saúde, com o tema “Nos Caminhos do Cerrado: Residência é (Re)Existência na Educação, no SUS e na Sociedade”. O evento será totalmente on-line e já recebeu mais de 4 mil inscrições, incluindo residentes, preceptores, tutores e coordenadores de todos os estados com residências em saúde. Haverá transmissão ao vivo no canal do YouTube criado especialmente para o Encontro. A décima edição do evento é organizada por representantes dos Fóruns (de Residentes, Tutores, Coordenadores e Apoiadores) ligados à Fiocruz Brasília, à Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) e à Escola Superior de Ciências da Saúde (DF).

 

A primeira edição do Encontro foi realizada em 2012 no Rio de Janeiro, que também sediou o evento em 2018. Já houve Encontros em Porto Alegre, Ceará, Recife, Florianópolis, Curitiba, Olinda e Natal. Em 2020, o evento seria realizado em Brasília, mas, devido à pandemia da Covid-19, isso não foi possível no formato presencial. “Entretanto, a importância do X Encontro Nacional das Residências em Saúde está ainda mais evidente. As pautas históricas das Residências em Saúde acentuaram-se durante a pandemia. Um evento virtual será oportuno para promover discussões das diferentes realidades do nosso país”, conta Cássia de Andrade Araújo, uma das representantes da Fiocruz Brasília na equipe organizadora do X Encontro.

 

Entre os objetivos do evento, destaca-se discutir os avanços e desafios das Residências em Saúde na defesa dos princípios do SUS, bem como fortalecer o Movimento Nacional das Residências em Saúde e suas pautas prioritárias. A programação do evento será composta por mesas expositivas, palestras, debates, grupos de trabalho, grupos de discussão, atividades culturais e plenária. Participam da mesa de abertura do X Encontro, na quarta-feira, dia 18 de novembro, às 8h30, a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, e a coordenadora adjunta das Residências em Saúde da Fiocruz, Adriana Coser.

 

Assista à transmissão ao vivo no YouTube