Com informações da Ascom do CIAMP-Rua Nacional
Evento propõe debate nacional sobre políticas públicas e enfrentamento das violências contra infâncias invisibilizadas
Entre os dias 23 e 25 de julho de 2025, Brasília (DF) sediará o I Seminário Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, com o tema “Infâncias Invisíveis: Políticas Públicas e Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes em Situação de Rua”. A iniciativa é promovida pelo CIAMP-Rua Nacional (Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua), a partir das deliberações de sua Comissão Permanente de Criança e Adolescente em Situação de Rua.
O seminário reunirá adolescentes, especialistas, representantes de movimentos sociais, instituições públicas e privadas, pesquisadores e órgãos governamentais em mesas de discussão e atividades voltadas à construção de estratégias para a efetivação dos direitos dessa população. O objetivo é fortalecer o diálogo intersetorial e formular diretrizes que contribuam para políticas públicas mais eficazes e protetivas.
A abertura do evento, no dia 23 de julho, será marcada por um Ato Público em memória das vítimas da Chacina da Candelária, ocorrida em 1993. A data é reconhecida como o Dia Nacional de Enfrentamento à Situação de Rua de Crianças e Adolescentes. O ato pretende reafirmar o compromisso com a defesa da vida e com o combate às múltiplas formas de violência e negligência enfrentadas por meninas e meninos em situação de rua no Brasil.
A realização do seminário se insere em um contexto de urgência diante das ameaças recentes aos direitos humanos e ao Estado Democrático de Direito. Ao promover um espaço de diálogo plural, democrático e participativo, o evento busca contribuir com a consolidação de um pacto nacional pela proteção integral de crianças e adolescentes em situação de rua, reafirmando os compromissos do país com a dignidade, a equidade e a justiça social.
Serviço:
Evento aberto e gratuito
23 de julho | 17h
ABERTURA
Auditório do Anexo 1 da Presidência da República
Esplanada dos Ministérios, Palácio do Planalto, anexo I
24 e 25 de julho | 08h às 17h
Mesas temáticas e Oficinas
Auditório externo da Fiocruz Brasília
Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, CEP: 70.904-130 – Brasília – DF