Livro aborda atenção à saúde de pessoas em situação de rua

Fernando Pinto 26 de maio de 2023


As experiências dos oito meses da Comunidade de Práticas em Atenção Primária à Saúde e População em Situação de Rua no Contexto da Covid-19 (ComPAPS), foram compilados em uma publicação, lançada no dia 25 de maio, em um encontro virtual com os representantes dos 24 Núcleos Estaduais que forma a rede da ComPAPS. Intitulada “Fique em Casa? Desafios e Experiências das Comunidades de Práticas em Atenção Primária em Saúde para Populações em Situação de Rua no Contexto da Covid-19”, a obra reúne os desafios apresentados aos gestores municipais de saúde durante a pandemia de Covid-19 para a atuação em campo no atendimento, proteção e cuidado junto à população em situação de rua no Brasil.

 

O livro está dividido em sete partes, que aborda as comunidades de práticas de gestores e profissionais de saúde para enfrentar as desigualdades e o desenvolvimento da ComPAPS; a população em situação de rua no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil; o percurso percorrido, desafios metodológicos e resultados; a proposta pedagógica do trabalho de mentorias; a moderação como apoio ao processo de formação dos mediadores no âmbito da ComPAPS. A publicação apresenta também a realidade das ruas e a burocracia, trazendo a experiência da ComPAPS como espaço de diálogo para a população em situação de rua na pandemia e as boas práticas de atendimento à essa população no contexto da pandemia.

 

Para a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, a proposta da organização da publicação se deu para que outras experiências como a que foram realizadas pela ComPAPS possam ser replicadas e possibilitem destacar a importância da integração dos processos educacionais com o serviço e com a comunidade aprendida. Responsável pelo prefácio do livro a diretora destacou em seu texto que foram dos diálogos sobre as preocupações e inquietações frente às vulnerabilidades sociais presentes na pandemia que surgiu a ideia de construir uma Comunidade de Práticas.  “A ComPAPS se configurou como um espaço virtual de solidariedade e afeto para viabilizar a partilha das experiências que foram desenvolvidas no território nacional, que tiveram êxito e que foram centrais para a promoção do cuidado das populações em situação de rua”, lembra Fabiana Damásio.

 

Organizado pela coordenadora geral da ComPAPS, Márcia Muchagata, o livro conta ainda com a participação de pesquisadores da Fiocruz Brasília; do presidente do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire Bezerra; do representante do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), Vanilson Torres e de gestores, trabalhadores da saúde, pesquisadores e integrantes da ComPAPS.

 

Sobre a ComPAPS

Articulada em torno da temática Atenção Primária à Saúde e População em Situação de Rua no contexto da Covid-19, a ComPAPS estabeleceu 24 comunidades de práticas, totalizando mais de 300 participantes em um total de 111 municípios. As comunidades de práticas da ComPAPS reuniram, principalmente, trabalhadores da saúde, da assistência e de outras políticas, além de gestores e pesquisadores – pessoas que, diante da crise social e sanitária da pandemia de Covid-19, se dedicaram a pensar, discutir e executar estratégias de prevenção, articulação e cuidado voltadas a uma população extremamente invisibilizada, “para quem as mensagens ‘fique em casa’ ou ‘lave as mãos’ fizeram pouco ou nenhum sentido”.

 

Baixe aqui gratuitamente o PDF da publicação.

 

Outras notícias da ComPAPS:

ComPAPS: saúde e pessoas em situação de rua

Comunidade de Práticas junto à população em situação de rua passa a integrar a Plataforma IdeiaSUS

Começa a operar a Comunidade de Práticas APS e População em Situação de Rua no Contexto da Covid-19

LEIA TAMBÉM