Juliana Vargas e Fernanda Severo
Além de retratar as histórias de egressos de longas internações em imagens e vídeos, esta edição conjuga ações com a juventude do Morar e a apresentação da nova websérie Diários de Sampa no espaço audiovisual
Entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, em Brasília, o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva será palco da Instalação Morar em Liberdade – Retratos da Reforma Psiquiátrica Brasileira. A exibição artístico-comunicacional tem como objetivo principal fazer reverberar histórias, imagens e sons que narram vidas atravessadas pelo período de privação de liberdade, pela luta e pela potência criativa de existir de formas diversas, exercendo direitos de cidadania.
Com 13 montagens na bagagem, além das fotografias e vídeos que reforçam a memória da saúde mental num formato inspirado nas mostras do Museu da Imagem do Inconsciente e no Centro Cultural do Ministério da Saúde – CCMS, esta décima quarta edição ganha espaço no principal evento de saúde coletiva do Brasil propondo a reflexão sobre a trajetória da Reforma Psiquiátrica e integrando arte, ciência e história em imagens, movimentos e sons.
É neste contexto em que a juventude do Morar em Liberdade irá realizar uma intervenção de vídeo, ação que acontece em parceria com a TV Pinel. Resultado do diálogo com os jovens e adolescentes acolhidos, que na luta pela desinstitucionalização, transformaram a cena pública em palco das reivindicações pelo direito à participação, ao cuidado em liberdade e à aceitação.
Por último, o Diários de Sampa ganha destaque no espaço audiovisual da instalação. A nova websérie sobre histórias do cuidado em liberdade nas grandes capitais brasileiras, lançada no último mês, evidencia o encontro entre o cuidado em liberdade no cotidiano de usuários e trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial do SUS, práticas inclusivas e o direito à moradia, ao trabalho e à cidade.
A instalação exibe fragmentos de um percurso iniciado em 2018 com montagens originais apresentadas entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os conteúdos qualitativos da pesquisa “Memórias da Saúde Mental: Cultura, Comunicação e Direitos Humanos/Morar em Liberdade” (2017-25) e “Avaliação do Programa de Volta para Casa” (2017-21) foram os pontos de partida do acervo de história de ciência e arte da memória coletiva da desinstitucionalização.
A Instalação Morar em Liberdade é um convite para percorrer narrativas da história da pesquisa, da concepção estética e ambiências artísticas, explorar memórias e se envolver no pulsar de vidas que conquistam expressões próprias. Morar em Liberdade, é um projeto de memória, história e salvaguarda desenvolvido pelo Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad), da Fiocruz Brasília e TV Pinel, e desde 2024, em parceria com o Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Desmad), que integra a Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde.
Instalação Morar em Liberdade – Retratos da Reforma Psiquiátrica Brasileira
14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão)
Centro Internacional de Convenções do Brasil – Brasília, DF
De 28 de novembro a 03 de dezembro de 2025
Instalação Virtual Morar em Liberdade: https://www.moraremliberdade-educa.art.br/
LEIA TAMBÉM