Morar em Liberdade lança Diários de Sampa

Fiocruz Brasília 31 de outubro de 2025


Fernanda Severo (Nusmad/Fiocruz Brasília)

 

Websérie traz histórias do cuidado em liberdade nas grandes capitais brasileiras. Na maior metrópole da América Latina há uma busca constante de direção. Habitar São Paulo é vivenciar os fluxos de gentes e coisas. Onde mora a dignidade?

 

Movimentos que podem fazer o mundo girar. Se achar e se perder parecem rotinas, desenhadas por múltiplos estímulos em sons, cheiros, texturas e pessoas diferentes. Caminhar pelas ruas e avenidas pode ser desafiador, mas ao mesmo tempo impulso para se descobrir como guia do próprio chão. Sampa tem mudanças constantes que aceleram o pulso, o pensamento e o passo, desafiando o equilíbrio. Viver sem medo é quase utopia. Viver em liberdade é provocação. Uma provocação que vive no cotidiano de pessoas que fizeram da liberdade, a possibilidade de autonomia, de produção e de construção de si.

 

Nirma Sueli dos santos, 67 anos. Dá vida às fantasias e adereços no Coletivo de Economia Solidária Loucos pela X – iniciativa independente viabilizada pela Escola de Samba X9 Paulistana em parceria com profissionais de saúde mental e usuários. Pelos princípios da autogestão, a iniciativa promove o direito ao trabalho, a renda e a inclusão sociocultural. “Gosto de ser livre! (…) O Carnaval é minha transformação.”

 

Risonete Fernandes da Costa, 52 anos. Trabalha no Ponto de Economia Solidária e Cultura do Butantã – iniciativa da RAPS na cidade de São Paulo, criada em 2016 para fortalecer a autonomia económica e social, estimulando o empreendedorismo dos usuários. “São Paulo é reencontro e libertação”.

 

Nirma e Risonete são personagens principais do primeiro episódio da websérie Diários de Sampa – Morar em Liberdade, que no próximo dia 31 de outubro, vai ao ar no canal da Fiocruz Brasília, no Youtube. Ao todo serão três episódios a serem lançados entre outubro e dezembro. O Diários de Sampa revela arranjos e articulações sociais de pertencimento construídas ao longo de décadas da resistência antimanicomial na metrópole paulistana. O cuidado em liberdade é exercido no cotidiano de usuários e trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial do SUS, e por cidadãos que se integraram a partir dos seus fazeres em práticas inclusivas. Assim, por meio de ações de economia solidária, a experiência de cuidar dialoga com o direito à moradia, o trabalho e à cidade. Em liberdade, as pessoas se inventam e se assumem protagonistas da própria história.

 

O Diários de Sampa é uma produção audiovisual realizada pelo Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad) da Fiocruz Brasilia e pela TV Pinel. Esta criação é parte do Projeto “Memórias da Saúde Mental: Cultura, Comunicação e Direitos Humanos/Morar em Liberdade” do Nusmad, em parceria com DESMAD, que integra a Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde. A nova websérie percorre grandes capitais para apresentar histórias de vida do tempo presente e processos de desinstitucionalização singulares consolidados por meio da Rede de Atenção Psicossocial no Brasil e amplia o diálogo intersetorial com diferentes segmentos da sociedade vinculada em práticas artísticas e culturais geradoras de renda. O lançamento do primeiro episódio em outubro celebra o mês mundial da Saúde Mental, unindo esforços para ampliar a conscientização desta importante agenda política e fortalecimento de uma “sociedade sem manicômios”. 

 

Websérie Diários de Sampa – Morar em Liberdade

Lançamento do primeiro episódio: 31 de outubro de 2025, às 18h

Canal da Fiocruz Brasília no Youtube, clique aqui e confira

Canal do Morar em Liberdade no Youtube

 

Histórico da pesquisa

Pesquisa de vertente sócio histórica longitudinal, iniciada em 2017, que prioriza os dispositivos das políticas públicas contemporâneas de Saúde Mental em suas múltiplas interfaces com a garantia de Direitos Humanos. Configura-se como um projeto interdisciplinar de resgate, guarda e difusão de histórias de vida da Reforma Psiquiátrica Brasileira que inclui histórias de si e narrativas dos formuladores e gestores de políticas públicas, trabalhadores da atenção psicossocial, representantes do legislativo, do executivo federal, dos movimentos sociais e usuários da Saúde Mental. Como experiência comunicacional da ciência, consolida um acervo histórico de pesquisa qualitativa sobre políticas de Saúde Mental, especificamente os desdobramentos históricos da Reforma Psiquiátrica Brasileira (1991-2025). Atualmente tem acervo de cerca de 40 horas de documentação audiovisual, com entrevistas realizadas entre 2017 e 2025 com ex-internos e trabalhadores da Atenção Psicossocial de Juiz de Fora (MG), Barbacena (MG) e Paracambi (RJ) e com gestores, formuladores e trabalhadores das políticas públicas de Saúde Mental. No último ano, a pesquisa estendeu sua área de abrangência para dialogar com usuários e trabalhadores da saúde mental de grandes capitais brasileiras, visando construir histórias do tempo presente do cuidado em liberdade. Seu banco de dados multimídia, desde 2020, é depositado em repositório institucional (Ciência Aberta) no Arca Dados da Fiocruz, sendo a primeira pesquisa qualitativa de ciências humanas inserida neste repositório para reuso das fontes. Esta ação fomenta diálogos em comunidades técnico-científicas e em disciplinas do Mestrado em Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo Fiocruz.

 

Playlist da Websérie no Canal “Morar em Liberdade”  (Todos os episódios em português e as versões em inglês e italiano)

Websérie Retratos da Reforma Psiquiátrica Brasileira

Acervo em Ciência Aberta (Arca Dados Fiocruz)

Memórias da Saúde Mental (Nusmad) no Arca Dados

Instalação Virtual Morar em Liberdade

LEIA TAMBÉM