Matéria-prima para fortalecer o controle social

Fernanda Marques 19 de maio de 2023


Nos dias 12 e 13 de maio, a Fiocruz Brasília sediou a Conferência Livre Nacional de Educação Popular em Saúde (EPS). Promovida por diversas organizações e movimentos sociais, o evento teve como lema “Os Inéditos Viáveis para o Brasil que Queremos – a EPS na defesa da vida, do SUS e da democracia”. O objetivo era discutir e formular propostas em torno de quatro eixos da Saúde: gestão participativa; formação; cuidado; e participação e controle social. No contexto de construção da 17ª Conferência Nacional de Saúde, a programação buscou fortalecer estratégias e ações para o efetivo resgate da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS), no sentido de um SUS cada vez mais participativo, equânime e universal. “A PNEPS é um compromisso com o SUS e com a melhoria dos indicadores de saúde do país”, definiu Osvaldo Bonetti, coordenador da Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Fiocruz Brasília. 

 

Na avaliação de Bonetti, os grupos de trabalho realizados durante a Conferência Livre foram muito potentes e resultaram na construção de uma variedade de propostas. “Toda essa produção coletiva é matéria-prima para a nossa luta e a nossa caminhada. Um processo que contribui para o controle social se organizar e se fortalecer”, afirmou. Parte dessas propostas será sistematizada e encaminhada para compor a pauta de discussões da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Outro resultado da Conferência Livre foi a definição de delegados e suplementes para representarem a EPS na Conferência Nacional, que ocorrerá de 2 a 5 de julho. Além do compromisso com a EPS, diversidade regional, de gênero e raça/cor foram critérios utilizados na escolha da delegação eleita.  

 

“Educação, cultura e saúde: com a reunião desses três pilares, conseguimos congregar a diversidade para construir um bem viver comum. Não podemos mais conceber uma educação que carrega violências simbólicas e nega as diferenças culturais e sua riqueza”, sublinhou a diretora da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, Luciana Sepúlveda, que anunciou a criação, na Escola, de um Núcleo de Educação Popular em Saúde e Participação Social. 

 

Já o secretário executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, também presente na abertura da Conferência Livre, comentou a retomada do Comitê Nacional de Educação em Saúde. “Algo possível em função dos novos tempos do Brasil. Definitivamente no Ministério da Saúde saem o negacionismo e o autoritarismo, e entram a ciência e a democracia. Esse é o recado da união e da reconstrução que a gente internaliza dentro do Ministério, onde a EPS tem papel de destaque”, disse. 

 

Partes da programação da Conferência Livre foram transmitidas pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube.

Clique aqui para acessar a gravação do dia 12 de maio

Clique aqui para acessar a gravação do dia 13 de maio 

Confira também o álbum de fotos do evento

 

Leia mais

Conferência Livre discute saúde da pessoa com deficiência

Fiocruz Brasília participa de Conferência Livre de Vigilância em Saúde e Controle Social

Por um SUS mais equânime

Participação popular marca abertura da 11ª Conferência Distrital de Saúde

Residentes em saúde em prol do fortalecimento da democracia

Ouvidorias em defesa do direito à saúde e à vida

LEIA TAMBÉM