Horto Agroflorestal Medicinal Biodinâmico da Fiocruz Brasília celebra um ano de atividades com Cartografia Afetiva

Fiocruz Brasília 31 de outubro de 2025


Fiorenza Cardore (CTIS/Fiocruz Brasília)

 

Iniciativa integra saúde, agroecologia e saberes tradicionais, promovendo cuidado integral, sustentabilidade e vínculos com a comunidade local

 

O Horto Agroflorestal Medicinal Biodinâmico (HAMB) da Fiocruz Brasília completou um ano de existência, nesta quinta-feira (30/10). Para marcar a data, a equipe se reuniu em uma Cartografia Afetiva – atividade voltada à escuta, troca de experiências e reflexão sobre os caminhos cultivados coletivamente desde o início da iniciativa.

 

Fruto da parceria entre a Fiocruz Brasília, por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS), e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), os Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos são espaços sustentáveis voltados à promoção da saúde e à integração com a comunidade local. Esses espaços articulam agroecologia, saúde e sustentabilidade, fortalecendo vínculos no território e promovendo o cuidado integral.

 

A iniciativa segue os princípios da agricultura biodinâmica e da antroposofia, que ampliam a compreensão da natureza, do ser humano e do universo, integrando saberes científicos e tradicionais.

 

O HAMB funciona como uma sala de aula ao ar livre, promovendo o cultivo comunitário de plantas medicinais, o uso de práticas agroflorestais e a promoção da saúde integrada e sustentável, com foco na melhoria dos serviços de saúde e no bem-estar das comunidades atendidas. A proposta inclui pautas relacionadas à saúde em geral, vigilância em saúde, segurança alimentar e nutricional e ao desenvolvimento de novas tecnologias voltadas ao cuidado e à qualidade de vida.

 

Ao longo do primeiro ano, o espaço consolidou-se como um ambiente de aprendizado, convivência e transformação, reafirmando o compromisso da Fiocruz Brasília com a promoção da saúde e a sustentabilidade.

 

Clique aqui e veja a galeria de imagens.

LEIA TAMBÉM