Indicadores sociais e Sistema Único de Assistência Social são abordados em Seminário

Nathállia Gameiro 5 de dezembro de 2019


 

Cerca de 90 profissionais, entre servidores, trabalhadores da assistência social, estudantes e pesquisadores estiveram reunidos, na última terça-feira (03/12), no Seminário “Indicadores Sociais: potencialidades, riscos e vulnerabilidades para o trabalho social com famílias no SUAS”, realizado pela Fiocruz Brasília, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes/DF), no Centro de Treinamento e Capacitação da Secretaria (CTC). O Seminário integra as ações do grupo de pesquisa PesquiAR SUAS, resultado de parceria entre a Fiocruz e a Sedes/DF, com apoio da FAP/DF e UnB.

 

Na ocasião, foi apresentada a pesquisa “Desenvolvimento e validação de instrumental e de indicadores para avaliar potencialidades, riscos e vulnerabilidades de famílias atendidas no Sistema Único de Assistência Social” pela coordenadora do estudo do grupo PesquisAr e pesquisadora da Fiocruz Brasília, Anna Pontes. A vice-diretora da Fiocruz Brasília, Denise de Oliveira, também participou da atividade, juntamente com a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Valéria Rocha, e da coordenadora de Acompanhamento e Avaliação da FAP-DF, Vanessa Fernandes.

 

A programação contou ainda com as palestras “A importância da identificação das vulnerabilidades, riscos e potencialidades para o Trabalho Social com Famílias”, com a pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), Priscila Maia, e “Políticas Públicas orientadas por evidências do Brasil: contribuição e desafios das Políticas de Desenvolvimento Social na trilha civilizatória do século XXI”, ministrada pelo representante do IBGE, Paulo Jannuzzi.

 

PesquisAr SUAS

Melhorar o cotidiano de trabalho da Assistência Social por meio da realização de pesquisas e estudos é um dos objetivos do PesquisAr SUAS, resultado de parceria entre a Fiocruz Brasília, Sedes/DF, UnB e FAP/DF. Interessados em participar podem acessar informações nas mídias sociais do grupo, disponível aqui.

 

Imagens: Instagram PesquisAr SUAS