A Fiocruz Brasília por meio do Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (NEVS), em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), vai promover na próxima terça-feira, 14 de dezembro, o encerramento da primeira turma da Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS – Intermediário), com transmissão ao vivo pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube, às 9h.
Participam da mesa virtual de encerramento: Arnaldo Correia de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde; Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília; Claudio Maierovitch, coordenador do NEVS; Luciana Sepúlveda, diretora da Escola de Governo Fiocruz-Brasília; e Daniela Buosi, diretora do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública (DSASTE/SVS/MS). Também participam representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O curso foi voltado a profissionais com formação de nível superior na área da saúde, e teve como objetivo aprimorar a capacidade de trabalhadores das esferas federal, estadual e municipal para identificar, investigar, responder e comunicar eventos prioritários em saúde pública. A estrutura curricular incluiu módulos em educação a distância (EAD) sobre Vigilância em Saúde e Introdução à Epidemiologia; Investigação de Campo e Análise de Dados; Estudos Epidemiológicos Analíticos e Comunicação Científica; e Georreferenciamento e Preparação para o Trabalho de Campo.
A formação contou com 14 mentores nas cinco regiões brasileiras e 75 tutores em todos os estados, envolvendo 11 unidades da Fiocruz. O EPISUS – Intermediário reuniu mais de 700 alunos na modalidade a distância, com atividades síncronas e assíncronas. Articulado com essas atividades, o trabalho de campo presencial permitiu colocar em prática as ferramentas, temas, conteúdos e conhecimentos abordados ao longo do Curso.
Leia também
Pesquisa e formação em epidemiologia de campo são realizadas no DF
Fiocruz Ceará realiza trabalho de campo da especialização em epidemiologia aplicada ao SUS