Fiocruz Brasília participa do VI Colóquio de Psicologia Escolar da UnB

Fiocruz Brasília 27 de junho de 2014


Atividade da UnB, realizada entre os dias 4 e 6 de junho, contou com apoio da instituição, por meio da Escola de Governo em Saúde e do Programa de Educação, Cultura e Saúde (Pecs)

Entre os dias 4 e 6 de junho, a Universidade de Brasília (UnB) realizou o VI Colóquio de Psicologia Escolar, cuja edição contou com o apoio e participação da Fiocruz Brasília, por meio da Escola de Governo em Saúde (EGS) e do Programa de Educação, Cultura e Saúde (Pecs). 

Durante o evento, o Pecs promoveu a mesa redonda “Dialogando com Experiências de Promoção da Saúde nas escolas”, na qual relatou as ações do Programa Saúde na Escola (PSE) realizadas nos últimos seis anos. O PSE é uma política intersetorial desenvolvida pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde, que tem como principal objetivo contribuir para a formação de estudantes de ensino básico público. A contribuição da Fiocruz Brasília se dá por meio de ações de promoção, prevenção e atenção, que visam a melhorar os resultados em saúde no ambiente escolar. 

As atividades de promoção da saúde realizadas  têm como objetivo fortalecer a participação juvenil nas escolas, bem como apoiar e dinamizar as práticas em educação integral preventiva e na promoção da saúde nas escolas, privilegiando, em suas diretrizes, uma abordagem intersetorial, territorial e participativa.

“O PSE é uma política que veio traçando estratégias de como trabalhar as questões de saúde dos educandos e da comunidade escolar. A escola e a equipe de saúde trabalham de forma integrada e articulada. Quando acontece essa ligação de saúde e educação, percebemos que conseguimos resolver os problemas nas escolas”, afirmou a técnica do Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente da Secretaria Estado da Saúde do Distrito Federal, Wânia Teles, que esteve presente no evento.

Wânia explicou que o programa atua na avaliação das condições de saúde dos educandos, além da prevenção e promoção de agravos não transmissíveis nas escolas. Questões como saúde sexual e reprodutiva, violência, promoção da cultura de paz, tabagismo, uso de drogas e bullying são alguns temas trabalhados nas escolas participantes do programa.

Experiência no Distrito Federal 
Os palestrantes apresentaram as experiências com adolescentes e jovens de escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Médio do Distrito Federal. Em 2012 e 2013, a Fiocruz Brasília realizou o projeto “Fortalecimento da Ação Intersetorial em Saúde: Apoio à Implementação do Programa Saúde nas Escolas (PSE) em Sobradinho” com nove adolescentes e jovens de quatro escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Sobradinho I, Sobradinho II, Fercal e Lago Oeste. Neste ano, o projeto foi estendido para outras regiões e está sendo realizado com jovens do Centro de Ensino Médio do Gama e Centro de Ensino Médio Júlia Kubitschek, da Candangolândia. 

Os alunos selecionados fazem o mapeamento de recursos e prioridades e atuam em resposta às necessidades da comunidade escolar a que pertencem. Ao longo do ano, serão identificados os elementos de maior vulnerabilidade que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros dessas unidades de ensino.

Além disso, os estudantes passam por um curso de formação com módulos que abordam os temas saúde e educação, protagonismo juvenil, PSE, democracia e participação, comunicação e mobilização social. A formação visa a sensibilizar os jovens para atuar como multiplicadores na comunidade e fortalecer ações de promoção da saúde existente no território, usando a estratégia de educação entre pares. 

Para o bolsista do Pecs Fernando Rocha, “o PSE é um programa que tem uma proposta interessante e necessária para avançarmos nas questões de saúde e educação”. Além do Distrito Federal, o projeto está sendo desenvolvido em escolas de Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro, totalizando 10 unidades escolares. 

VI Colóquio de Psicologia Escolar
A sexta edição do Colóquio de Psicologia Escolar teve como uma de suas propostas divulgar a produção científica, partilhar práticas, agregar conhecimentos e experiências, discutir resultados de pesquisas, facilitar socialização e trocas acadêmicas. Organizado anualmente pelo Laboratório de Psicologia Escolar da UnB, o evento tem como objetivo apresentar novos projetos e fomentar debates pela interlocução das áreas da Psicologia, Saúde e Educação.

As mesas redondas, simpósios e conferências contaram com a presença de psicólogos, professores, pesquisadores, gestores educacionais e profissionais das três áreas. Segundo a psicóloga Ívina Paiva, o Colóquio é um espaço “para discutir e pensar novas ações, um espaço de oxigenação da prática e, também, de troca de contatos”, afirmou.