Fiocruz Brasília na 17ª CNS

Nathállia Gameiro 30 de junho de 2023


A diversidade de sotaques e culturas tomará conta da terceira maior cidade do país neste final de semana. Pessoas delegadas, conselheiras e conselheiros de todo Brasil desembarcarão na capital federal para a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). São esperadas cerca de quatro mil pessoas de todas as regiões do Brasil, entre os dias 2 e 5 de julho, para o maior evento de participação popular na construção de políticas públicas no país, que tem como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

A programação está recheada de momentos de debates, deliberações e encaminhamentos, que inclui plenárias, atividades de arte, cultura e educação popular, ato público em defesa do SUS, atividades autogestionadas e grupos de trabalho. As discussões seguirão quatro eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Confira a programação completa aqui e os palestrantes.


A Fiocruz marca presença em mais uma edição da Conferência. Pesquisadores e residentes da Fiocruz Brasília vão compor equipes de pesquisa,  relatoria e coordenação de grupo de trabalho. Como delegadas, participam Dandara Macedo e Eliana Bohland, do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, com direito a voz e voto na plenária final, representando usuários, gestores e trabalhadores do SUS. 

No domingo (2/7), o pesquisador da Fiocruz Brasília, enfermeiro e educador popular, Osvaldo Peralta Bonetti, falará sobre os avanços e possibilidades de participação e controle social no Brasil, a partir dos acúmulos e experiências do Curso Livre de Formação de Educadores para o Controle Social e a Participação Popular no SUS, no painel de debates “A Participação e o Controle Social no SUS: desafios e potenciais da educação popular e da educação permanente”. A atividade autogestionada idealizada pela Plataforma IdeiaSUS da Fiocruz tem início às 10h30.

 

No mesmo dia e horário, em parceria, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), a Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz (CCSP/Fiocruz) e a Coordenação de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) realizam a roda de conversa “Nas Teias da Saúde: Promoção da Saúde, Favelas e Periferias Urbanas”. A atividade busca contribuir com a aproximação de lideranças sociais atuantes nas diferentes cidades brasileiras das agendas em torno do tema Saúde, Cidade e Ambiente. 


Os dois painéis serão abertos ao público presente, sendo necessário realizar inscrição prévia. As inscrições são limitadas a cem pessoas e serão abertas no dia 2 de julho, a partir das 8h, e encerradas ao término das vagas. 

Ainda no primeiro dia, o jornalista, coordenador e editor-chefe do Programa e da Revista Radis da ENSP/Fiocruz, Rogério Lannes, será um dos palestrantes do eixo temático “O Brasil que Temos. O Brasil que Queremos”, que tem início às 14h. À noite, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, participa da cerimônia de abertura, a partir das 19h, ao lado do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima.


Na terça-feira (4/7), a Fiocruz Brasília conduzirá a palestra “Agenda 2030 ODS: Nosso papel no desenvolvimento sustentável”. A atividade tem início às 17h com a participação dos pesquisadores Wagner Martins e Gabriel Veloso, e da jornalista Heloisa Caixêta, todos do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS) da Fiocruz Brasília. 

 

O Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad) da Fiocruz Brasília também participa da 17ª Conferência, com o Projeto “Territórios da Construção de Si: processos de desinstitucionalização de jovens e adolescentes pela maioridade”, promovido em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Dentro do eixo temático “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, adolescentes de unidades de acolhimento da assistência social do DF que participam do projeto, juntamente com pesquisadores e educadores, farão intervenções culturais durante os quatro dias da Conferência. Na abertura e no encerramento, domingo (2/7) e quarta-feira (5/7), farão reportagem audiovisual. Já na segunda (3/7) e na terça (4/7), além da reportagem audiovisual, apresentarão o Sarau Territórios de Si. Na segunda (3/7), a atividade será realizada na Tenda Simone Leite e Wanderley Gomes, às 13h30; na terça (4/7), ela ocorrerá durante a “Marcha em Defesa do SUS, da Democracia e da Saúde do Povo Brasileiro”, no Complexo Cultural da República, às 9h30.

 

Entenda:
A Conferência Nacional de Saúde pretende discutir aproximadamente 2 mil propostas e diretrizes que subsidiarão as políticas públicas em Saúde nos próximos quatro anos. O evento é precedido por diversas etapas preparatórias, milhares de conferências municipais e 99 conferências livres temáticas – com participação ativa da Fundação e algumas sediadas na Fiocruz Brasília, além de conferências realizadas em todos os estados e Distrito Federal. Nessas etapas, foram aprovadas 249 diretrizes e 1214 propostas que estão sistematizadas no Relatório Nacional Consolidado e serão debatidas nos grupos de trabalho nos dias 3 e 4 de julho.

 

As propostas e diretrizes aprovadas serão encaminhadas ao momento da Plenária Deliberativa, a ser realizada durante toda a quarta-feira (5), que tem por objetivo debater, aprovar ou rejeitar propostas provenientes do Relatório e as moções de âmbito nacional e internacional. Por fim, o resultado será apontado no Relatório Final, que por sua vez subsidiará a formulação de diretrizes para o Plano Plurianual de Saúde (2024-2027) e para o Plano de Saúde Estadual e do Distrito Federal (2024-2027), e nortearão o SUS nos próximos anos. 

Números: 

Nas etapas preparatórias:

4.086 pessoas delegadas eleitas 

249 diretrizes e 1214 propostas aprovadas

Na 17ª CNS:

6 mil pessoas esperadas

42 atividades autogestionadas

48 Grupos de Trabalho 

37 atividades de arte, cultura e educação popular 

 

Mais informações:

17ª Conferência Nacional de Saúde

Data: 2 a 5 de julho de 2023
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) – Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 – Brasília (DF)
Confira a programação completa
Com transmissão ao vivo nos dois primeiros dias de trabalhos 
Leve o seu cartão de vacinação atualizado!

 

Confira nos links abaixo as conferências livres temáticas sediadas na Fiocruz Brasília: 

Ouvidorias em defesa do direito à saúde e à vida

Conferência Livre discute saúde da pessoa com deficiência

Fiocruz Brasília participa de Conferência Livre de Vigilância em Saúde e Controle Social

“Educação na qualificação do trabalho em saúde e desenvolvimento do SUS”

Matéria-prima para fortalecer o controle social

Por um SUS mais equânime

Participação popular marca abertura da 11ª Conferência Distrital de Saúde

Residentes em saúde em prol do fortalecimento da democracia