Fiocruz Brasília é homenageada em sessão solene da Câmara Legislativa do DF

Fernando Pinto 18 de fevereiro de 2022


A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, nesta sexta-feira (18/2), sessão solene em homenagem aos 45 anos de criação da Fiocruz Brasília. A relatora da sessão, deputada Arlete Sampaio, reforçou a importância da Fiocruz para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua atuação no combate à pandemia. Destacou o papel da Fundação em Brasília, em especial na formação e capacitação de profissionais para o SUS, nas ações de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no DF e na promoção de territórios saudáveis e sustentáveis. “Precisamos contribuir para a resistência de instituições como a Fiocruz e para o reconhecimento do trabalho realizado por seus pesquisadores em defesa da ciência”, enfatizou.

 

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, lembrou as muitas frentes de atuação da Fundação e a importância de suas unidades espalhadas pelo território nacional. Juntas, trabalham em prol de um sistema integrado para o fortalecimento do SUS. Ela destacou o papel essencial de representação política que a Fiocruz Brasília cumpre na capital federal, bem como sua missão de difundir conhecimentos para o sistema público de saúde. “A Fundação se orgulha do papel desempenhado pela Fiocruz Brasília e por seu compromisso incansável com a produção de conhecimentos, tecnologias e práticas inovadoras para o SUS”, finalizou.   

 

Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília, destacou que a unidade trabalha ativamente para o desenvolvimento social dos territórios do DF, por meio de muitas parcerias que representam o compromisso da instituição com a promoção da saúde pública no país. Na oportunidade, a diretora fez um breve relato da trajetória da Fundação em Brasília, destacando a atuação dos ex-diretores da unidade e ex-presidentes da Fiocruz, que, juntos, fizeram e fazem parte dessa história. “Hoje, aos 45 anos, a Fiocruz Brasília honra seu percurso por meio das suas inúmeras parcerias locais e das suas diversas áreas de atuação, com o compromisso de garantir a continuidade do conjunto das nossas ações, em defesa da ciência, da tecnologia e da vida”, afirmou.  

 

Para a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, é uma honra para a universidade abrigar em seu campus a sede da Fiocruz na capital federal. Na histórica parceria que a Fundação mantém com a UnB, destacou o trabalho realizado durante a pandemia e no desafio do fortalecimento da ciência e tecnologia no DF. O secretário de Saúde do DF, General Pafiadache, reforçou a importância desse reconhecimento da Câmara Legislativa à Fiocruz Brasília e destacou o apoio da Fundação nas ações e projetos que a Secretaria desenvolve nos territórios da capital federal.

 

Ao final da solenidade, a deputada Arlete Sampaio anunciou que, em reconhecimento do trabalho da Fiocruz, a Câmara Legislativa aprovou uma moção de louvor, que será encaminhada em nome da presidente da Fundação e da diretora da unidade em Brasília. 

 

Participaram ainda da solenidade a presidente do Conselho de Saúde do DF, Jeovânia Rodrigues, a senadora Leila Barros, a deputada federal Erika Kokay e o deputado distrital Leandro Grass. A solenidade foi proposta pelos deputados distritais Arlete Sampaio, Leandro Grass, Chico Vigilante, Reginaldo Veras e Fábio Félix.

 

A sessão solene foi transmitida ao vivo pelo canal da TV Câmara Distrital no YouTube.

 

Leia também

Fiocruz Brasília celebra 45 anos com Ciclo de Inspirações para o Futuro

Criatividade para seguir (re)desenhando o futuro desejado

“Esperançar é luta que se faz no coletivo”

Solidariedade para pensar o agora e o depois

Fiocruz Brasília encerra ciclo de comemoração dos seus 45 anos e 10 anos da EGF-Brasília