Fiocruz Brasília encerra ciclo de comemoração dos seus 45 anos e 10 anos da EGF-Brasília

Fernando Pinto 22 de dezembro de 2021


Em 2021,  a Fiocruz Brasília celebrou 45 anos de fundação e 10 anos da criação de sua Escola de Governo. Para marcar a passagem, foi realizado durante o ano o Ciclo de Inspirações para o Futuro, ancorado em três eixos: Amorosidade, Solidariedade e Criatividade. Os eventos do Ciclo tiveram início em julho, integrando várias atividades e ações comemorativas. Para encerrar a celebração, foi realizado, na última quarta-feira (15/12), o III Encontro de Trabalhadores e Trabalhadoras da Fiocruz Brasília, que contou com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e outros convidados.

 

Em sua fala, Nísia destacou a participação da Fiocruz Brasília no papel nacional da Fundação, em especial as contribuições da Unidade para o fortalecimento da educação, da pesquisa e da inovação. Nísia recordou ainda o Ciclo de Inspirações. “Os pilares da amorosidade, solidariedade e criatividade serão sempre princípios fundamentais para nos inspirar no futuro”, enfatizou.

 

Além da presidente Nísia e da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, a roda de conversa reuniu a diretora da Escola de Governo Fiocruz-Brasília, Luciana Sepúlveda; a decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB), Olgamir Amancia Ferreira; o secretário adjunto de Gestão em Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Fernando Dal Sasso; e o pedagogo, produtor cultural e empreendedor social Max Maciel.

 

Fabiana Damásio registrou a alegria de celebrar os 10 anos da EGF-Brasília e os 45 anos da Fiocruz Brasília com um momento de partilha entre a presidência da Fiocruz e os trabalhadores, destacando as várias linhas de atuação da Unidade. “Vigilância em saúde; epidemiologia de campo; Qualis APS; direito à saúde, equidade e democracia; educação; comunicação como direito; promoção de territórios saudáveis e sustentáveis; saúde da mulher; práticas integrativas; saúde mental e atenção psicossocial; populações do campo, florestas e águas; políticas informadas por evidências; segurança alimentar  e nutricional; governança territorial: somos tantos e somos diversos, somos parte do sistema integrado Fiocruz, aqui somos SUS”, afirmou. A diretora da EGF-Brasília, Luciana Sepúlveda, também destacou o papel histórico da Escola como um ponto de encontro “entre a pesquisa, o conhecimento dos territórios e dos serviços de saúde”.

 

A programação teve ainda um momento de diálogo com a delegação da Fiocruz Brasília que representou a Unidade no IX Congresso Interno da Fiocruz, realizado de 8 a 10 de dezembro, no Rio de Janeiro. 

 

À tarde, no III Encontro dos Trabalhadores e Trabalhadoras, foi realizada uma dinâmica de apresentação com todas as equipes que compõem a Fiocruz Brasília.  

 

A gravação da roda de conversa da manhã está disponível em nosso canal no YouTube. As fotos da atividade da tarde podem ser acessadas no Flickr

 

Leia também

Criatividade para seguir (re)desenhando o futuro desejado

“Esperançar é luta que se faz no coletivo”

Solidariedade para pensar o agora e o depois

#TBT especial do Ciclo de Inspirações para o Futuro

Fala aê – edição especial de aniversário

Fiocruz Brasília celebra 45 anos com Ciclo de Inspirações para o Futuro