Comissão de Divulgação Científica

 

A Comissão atua no desenvolvimento de produtos de divulgação da ciência e popularização do conhecimento científico, além de sensibilizar pesquisadores em relação à importância de divulgação do conhecimento. Tem por objetivo promover o diálogo entre os pesquisadores da Fiocruz e a sociedade e estimular seu interesse pela área científica, já que todo cidadão faz uso da ciência.

 

Produtos da Comissão de Divulgação Científica:

 

 

Programa Mais Meninas na Fiocruz Brasília

A Fiocruz está comprometida com a promoção da equidade de gênero, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030. O Dia Internacional de Meninas e Mulheres na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro, foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas e passou a integrar o calendário da Fundação em 2019, com eventos, ações e outras iniciativas que têm como objetivos dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica, e assegurar o acesso e a participação plena e igualitária de mulheres e meninas na ciência e tecnologia. O Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência tem um início promissor, trabalhado a muitas mãos. A consolidação do Programa e seu aprofundamento são resultado de um esforço coletivo e cotidiano empreendido por todas as unidades da Fiocruz. Conheça as atividades do Mais Meninas na Fiocruz Brasília

 

 

Podhans – Eu me amo, eu me cuido

O “Podhans – Eu me amo, eu me cuido” é um podcast dirigido, especialmente, para pessoas acometidas pela hanseníase, mas que, claro!, traz informações que podem e devem ser compartilhadas com todo mundo! Ele é inspirado na Caderneta de Saúde da Pessoa Acometida pela Hanseníase, produzida pelo Ministério da Saúde. O podcast foi desenvolvido pela enfermeira Fernanda Cassiano, a dona da voz que você vai ouvir nos episódios a seguir. No Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, ela conversou sobre a Caderneta com usuários do ambulatório de hanseníase do Hospital Universitário de Brasília (HUB – UnB). A pesquisa mostrou a importância de dialogar mais sobre a doença e foi assim que surgiu a ideia do Podhans. O trabalho foi orientado por Mariella de Oliveira-Costa e coorientado por Fernanda Marques, jornalistas da Fiocruz Brasília. A edição contou com o auxílio da sanitarista Janayna Maya. Vem com a gente?

 

 

Fato ou fake?

Em uma trilha que começa na “infodemia”, este jogo discute com os adolescentes situações do dia a dia em que as notícias falsas costumam aparecer e como ficar atento para não cair nas armadilhas, checando as informações em fontes confiáveis e evitando o compartilhamento das fake news. A atividade é composta por um tabuleiro e três tipos de cartas. O jogador lança o dado e anda o número indicado. Se cair em “Eu sei o que você fez no WhatsApp”, sorteia uma das cartas desse tipo, que ilustram diferentes situações nesse aplicativo de mensagens instantâneas – o jogador avança com comportamentos que previnem as fake news e volta casas com atitudes que espalham notícias falsas. Se cair em “Fato ou fake?”, o participante deve responder a questões de verdadeiro ou falso sobre vacinas e outros temas de saúde (se acertar, avança duas casas; se errar, volta duas casas). No SUS e na Fiocruz, os jogadores estão em zona segura, livre de fake news. A casa do “Zé Gotinha”, é claro, também é segura, com muita saúde e alegria – sorteie uma carta e divirta-se com os colegas! Ganha o jogador que chegar primeiro às “evidências científicas”.

Esta produção técnica contou com financiamento da chamada pública CNPq/MCTI/FNDCT n° 05/2022 (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2022).

 

 

Fala aê 

A série de divulgação científica “Fala aê” reúne entrevistas com os autores de diversas pesquisas e apresenta ao público os resultados de trabalhos científicos sobre variados temas em saúde pública. Soma-se a essa iniciativa uma série de podcast em que perguntas sobre Covid-19, feitas por moradores de diferentes regiões administrativas do DF, são respondidas por especialistas da Fiocruz Brasília.

 

 

Podcast – Mais Mulheres e Meninas na Ciência 

Conheça as trajetórias de pesquisadoras em diferentes áreas de conhecimento, os desafios que enfrentaram e ainda enfrentam na carreira, além de descobertas e feitos que contribuíram para a história da ciência no podcast da Fiocruz Brasília: Mais Mulheres e Meninas na Ciência.

 

 

 

A ciência e o lúdico em telas e cliques 

Realizada anualmente desde 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ocorre todo mês de outubro e tem como objetivo central fortalecer o diálogo entre ciência e sociedade. A Fiocruz Brasília participa da SNCT todos os anos, com atividades de divulgação científica e popularização da ciência voltadas para diferentes públicos. Em 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19, essas atividades foram realizadas on-line. Apesar dos muitos desafios, essa experiência junto a estudantes e professores de escolas públicas da educação básica do Distrito Federal foi tão inspiradora que nos motivou a construir um Caderno de atividades de divulgação científica a partir de ferramentas on-line. O material apresenta as atividades interativas que foram realizadas, e um pequeno passo a passo para que possam ser repetidas em outras ocasiões. Confira aqui a publicação.

 

 

Semana de Divulgação Científica

A primeira edição foi realizada em março de 2018 e pretende-se que se torne um evento anual. A ideia é reunir pesquisadores, comunicadores, estudantes, profissionais das áreas de saúde, ciência e tecnologia a fim de promover debates, rodas de conversa e oficinas em torno de temas que envolvem a divulgação científica.

 

 

Dê Voz

Compartilhe com a sociedade seus achados científicos. Esta é a proposta da série Dê voz, que desafia o público a falar sobre seus projetos ou artigos científicos, em vídeo ou podcast, com tempo máximo de três minutos e com linguagem acessível. Os vídeos são publicados em nossas redes sociais (Instagram, Facebooke no Youtube). 

 

   

Pint of Science

Em maio de 2018, a Fiocruz Brasília participou pela primeira vez deste evento mundial, que leva pesquisadores aos bares para discutirem de forma descontraída temas da ciência com o público.

 

Coordenação: Assessoria de Comunicação

 

Os comentários estão desativados.