Campanha da Sustentabilidade da Fiocruz Brasília apresenta resultados

Fiocruz Brasília 10 de dezembro de 2014


A iniciativa, que tem como objetivo conscientizar todos os funcionários da instituição a adotarem hábitos sustentáveis na utilização dos recursos materiais da Fiocruz, já apresentou redução do consumo de água e copos descartáveis

O tema sustentabilidade tem se tornado recorrente em diversos setores da sociedade, causando mobilização e engajamento para a preservação do meio ambiente e o incentivo a atitudes sustentáveis. Na Fiocruz Brasília não é diferente. A instituição adotou e desenvolveu medidas e ações com a “Campanha da Sustentabilidade e do Consumo Consciente”. A iniciativa coloca em pauta discussões sobre temas importantes e já diminuiu os impactos no meio ambiente com a redução no consumo de água, primeiro tema abordado pela Campanha.

Na manhã desta quarta-feira, 10 de dezembro, o coordenador da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Fiocruz Brasília, Wagner Vasconcelos, e a coordenadora de marketing da Fiocruz Brasília, Ana Carolina de Oliveira, apresentaram o balanço da Campanha para os trabalhadores. “Após dois meses da implantação da Campanha, já é possível ver resultados, como a redução de 6,36% no consumo de água no comparativo entre os meses de setembro e outubro de 2013 e 2014”, apontou Wagner.  

O segundo ciclo da Campanha, que aborda o tema copos descartáveis e papéis, teve início em novembro e também já começou a colher os primeiros resultados. Com a distribuição de canecas aos colaboradores da instituição, houve uma economia de 237 pacotes de copos descartáveis em um mês, o que representa menos 23.700 copos utilizados e despejados no meio ambiente.

De acordo com o diretor da Fiocruz Brasília, Gerson Penna, a Campanha da Sustentabilidade traz uma grande oportunidade de reflexão: de analisar os hábitos, nossa relação com o mundo e as consequências de nossos atos. Para ele, é fundamental percebermos nossa responsabilidade com o espaço que habitamos e com os recursos naturais. “São gestos, em especial os ditos pequenos, que  promovem mudanças. Como por exemplo, não deixar torneira aberta ao ensaboar a louça,  razão de uma gincana durante a Campanha.  A redução na nossa conta de água e no consumo de descartáveis é promissora. É um começo, mas temos de persistir e  buscar mais e sempre”, ressalta.

Outro resultado positivo apresentado durante o encontro foi a mudança de comportamento dos funcionários. Para Meiri Lima, do Serviço de Administração da Fiocruz Brasília, a importância da campanha foi a de sensibilizar as pessoas para o tema. “Acabamos trazendo pra dentro da instituição um pouco dessa consciência. Vimos isso nas reuniões com o pessoal que lida diretamente com os recursos naturais, que nos narraram que isso surtiu efeito não só aqui na instituição, mas também na vida pessoal deles”, conta. 

A Campanha

A Campanha da Sustentabilidade foi lançada aos trabalhadores da Fiocruz Brasília durante as comemorações dos 114 anos da Fiocruz, em maio deste ano. Em meio ao crescimento da instituição em Brasília, a preocupação com o meio ambiente motivou a elaboração da campanha, cuja primeira fase terá 12 meses de duração.

A iniciativa conta com a colaboração de trabalhadores de vários setores da Fiocruz Brasília. O objetivo é conscientizar e manter o uso racional de recursos na instituição, como por exemplo, água, energia elétrica, telefone, papel e copos plásticos, além de conscientizar os funcionários e visitantes a fim de torná-los multiplicadores de atitudes sustentáveis no ambiente de trabalho, em suas casas e comunidades.

Capacitação

Os dados positivos foram possíveis graças às ações de conscientização, capacitação e mobilização envolvendo os colaboradores da Fiocruz Brasília. Oficinas, palestras e jogos foram realizados, fazendo com que as pessoas de todos os setores da instituição pudessem aprender mais sobre o tema, interagir com os colegas e propor algumas medidas a serem adotadas, como a diminuição do volume de água usada nos espelhos d’água, na lavagem de banheiros, escadas e garagem, que já foram implementadas.

Em julho, foi realizada uma oficina de planejamento para construir os objetivos, a visão de futuro e a missão da Campanha. Alguns meses depois, em setembro, foi realizada a segunda oficina, sobre a água, com o objetivo de informar e sensibilizar os participantes a respeito do tema.

Os funcionários participaram também de um bate papo com a professora da Universidade de Brasília (UnB), Carolina Lopes, que contou com discussões sobre recursos renováveis, economia de água e outros temas sustentáveis. Os colaboradores puderam, por meio de uma dinâmica, expor seus medos e anseios com relação ao meio ambiente, além de apresentarem sugestões para cuidar do planeta e dos recursos que ele nos oferece.

Outra atividade que se destacou foi a roda de conversa e um jogo que envolvia cuidados para a prevenção da dengue bem como o uso consciente da água. Durante a conversa, os trabalhadores contaram que a campanha ajudou a conscientizar e diminuir o consumo de água na Fiocruz Brasília, além de provocar mudanças de comportamentos na instituição e em casa.

Liga da Sustentabilidade

Uma das estratégias usadas para garantir a mobilização e o engajamento dos trabalhadores ao longo de toda a ação é a criação da Liga da Sustentabilidade, um grupo formado por quatro trabalhadores de diferentes áreas, que periodicamente percorrem todas as áreas da instituição.

Durante a Campanha, eles convidam os colaboradores para oficinas, palestras, além de orientar e estimular as pessoas a adotarem posturas e práticas sustentáveis e o uso consciente dos insumos. No dia 26 de setembro, por exemplo, os integrantes da Liga realizaram uma competição entre os trabalhadores que utilizam as copas dos blocos Educacional e Administrativo na hora do almoço. Eles estimulavam as pessoas a participar de um jogo que consistia em lavar a louça no menor tempo possível e da forma mais sustentável.

“Como integrante da Liga (da Sustentabilidade), eu tenho um envolvimento maior na campanha e eu estou achando ela bem interessante. O desafio permanente é se organizar dentro das possibilidades para que a campanha alcance os objetivos e faça com que todo mundo saiba da responsabilidade que cada um tem”, afirmou Fernando Rocha.


Para ele, com a iniciativa, foi possível reconhecer funcionários da instituição que já desenvolvem ações de sustentabilidade, seja na sua própria casa ou no trabalho, permitindo essa troca de conhecimentos e experiências. Rocha afirma que os funcionários têm recebido bem o grupo da Liga nos setores e percebem que estão cientes do que estão fazendo.

A cada dois meses, um tema específico é abordado pela campanha: água, papel e copos plásticos, telefone e energia elétrica. A abordagem aos temas é conduzida simbolicamente pelos quatro elementos da natureza: água, terra, ar e fogo. Em 2015, novas ideias serão implantadas com o propósito da sustentabilidade em todos os planos do grupo.