Webinário traz a atuação das equipes de saúde bucal durante a pandemia da Covid-19 no DF

Por: Fiocruz Brasília
09/10/2020

Gabriella Lima

  

Na tarde desta quinta-feira (8/10), o webinário “A atuação das equipes de saúde bucal no enfrentamento à Covid-19 no Distrito Federal” trouxe gestores e professores para dialogar sobre as experiências e desafios da emergência sanitária no processo de trabalho. A atividade faz parte do Plano de Educação Permanente “Reflexões e Experiências da Gestão da APS/DF em tempos de Covid-19”, no âmbito do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do DF (Qualis-APS).

 

Dentre os profissionais da área de saúde, os dentistas estão entre os que têm maior risco de contaminação. Para a gerente de Atenção Primária à Saúde no DF, Carine Rodrigues, foi um desafio repensar todas as estratégias de saúde bucal com a pandemia. “Foi preciso reestruturar os atendimentos das equipes, pois havia limitações de atendimentos emergenciais. Tivemos que enfrentar a resistência dos trabalhadores em atender diante da nova condição. Enfrentamos medo, absenteísmo e muitos afastamentos. Tivemos também problema com a infraestrutura”, contou. 

 

Já para o professor Edson Lucena, da Universidade Federal do Estado da Paraíba (UFPB), existem algumas possibilidades que podem ser implementadas na APS para a ampliação e a qualificação do cuidado em saúde nas redes de atenção à saúde bucal. “Uma dessas possibilidades é o acolhimento: o processo de triagem e a orientação para soluções de dúvidas, esclarecimentos e a realização de atividades educativas individuais e coletivas”, destacou.

 

Ainda neste sentido, a professora Denise Furlanetto, da Universidade de Brasília (UnB), falou sobre ações que podem ser desenvolvidas pelos profissionais de saúde bucal dentro do contexto da pandemia. “Ainda existe muita incerteza imposta. Temos que nos preparar para que essa reorganização dos processos de trabalho perdure por mais tempo. Já que estamos em um processo de reinvenção, ele deveria ser pensado em uma continuidade para o pós-pandemia, no que diz respeito a outros agravos à saúde”, ponderou.

 

Durante o evento, os profissionais tiraram dúvidas de diversos participantes. Assista a íntegra do evento no canal do YouTube Qualifica APS. Até novembro, serão realizados mais três webinários com abordagens do contexto da Covid-19. Confira os temas e datas:

  • 22/10: O papel do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
  • 5/11: Efeitos da pandemia em grupos com condições crônicas e em vulnerabilidade
  • 19/11: Questões de saúde mental e socioeconômicas