Soluções em saúde, segurança alimentar e economia solidária nas ondas do rádio 

Fernanda Marques 20 de março de 2023


Rede de Notícias da Amazônia (RNA), Santarém/PA 

 

O projeto da Rede de Notícias da Amazônia (RNA) mapeou diferentes iniciativas populares e comunitárias desenvolvidas na região e relacionadas à promoção da saúde, segurança alimentar e economia solidária. Essas iniciativas serviram de pauta para 16 episódios de podcast, que trazem entrevistas com os idealizadores das ações, organizações, movimentos sociais, associações, sindicatos, pessoas beneficiadas e especialistas nos temas. Entre os assuntos abordados, estão agricultura familiar, produção agroecológica, quintais produtivos, feiras, geração de renda, artesanato, diversidade sociocultural, saberes ancestrais, saúde mental, plantas medicinais, fitoterápicos, vigilância em saúde, combate à poluição das águas e enfretamento das consequências da Covid-19. As ações mapeadas estão localizadas em municípios do Pará (Santarém e Terra Santa), Maranhão (Coroatá), Rondônia (Porto Velho), Roraima (Boa Vista) e Amazonas (Careiro da Várzea, Tefé e Manaus). 

 

Inicialmente, foram identificadas 26 ações, porém, quando a equipe foi a campo conhecer os trabalhos e fazer as entrevistas, recebeu indicações de outras iniciativas – que poderão pautar novos episódios, futuramente. A expectativa é que a divulgação do podcast não só torne essas ações mais conhecidas, como também sirva de inspiração, estimulando que sejam replicadas e contribuindo para a transformação social também em outros territórios. 

  

Durante o trabalho de campo, a equipe teve oportunidade de estar mais perto das ações desenvolvidas na região, conhecer as diferentes atividades realizadas, dialogar com os responsáveis pelas iniciativas e compreender a importância da organização e da resiliência para o êxito dos projetos. Foi possível notar o quanto as pessoas sentem carência de falar sobre seu trabalho, ser ouvidas e ter suas ações valorizadas e divulgadas. Observou-se também como o conhecimento tradicional dos povos da Amazônia tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida das populações. Outra constatação foi que as mulheres têm sido protagonistas das ações. 

 

Apesar das dificuldades da região – como longas distâncias, falta de políticas públicas e infraestrutura precária para o escoamento da produção -, há iniciativas relativamente simples com impacto positivo para a comunidade, que articulam saberes tradicionais e científicos, como pequenos quintais com diversidade de produção, hortas orgânicas implantadas em espaços antes ociosos, acolhimento de famílias de bairros periféricos vítimas das consequências da pandemia, cultivo e uso de plantas medicinais.   

 

O podcast será lançado entre abril e maio. Ele será distribuído para as 25 emissoras associadas e parceiras da RNA, que, juntas, têm um alcance de cerca de 5 milhões de ouvintes. Está previsto o monitoramento das emissoras, para verificar se, de fato, os conteúdos estão sendo aproveitados, assim como a devolutiva dos episódios para os entrevistados, para que eles possam avaliá-los. A partir das trocas com as outras organizações apoiadas na chamada pública da Fiocruz e OPAS, a equipe da RNA pretende, ainda, implantar outras estratégias, como a divulgação por moto de som, para alcançar pessoas sem acesso à internet. 

 

Conheça os outros 14 projetos de comunicação comunitária em saúde apoiados pela chamada pública da Fiocruz e OPAS, com financiamento do governo do Canadá