Seminário Pesquisa SUS propõe reflexões sobre a saúde pública brasileira

Fiocruz Brasília 29 de março de 2018


 A véspera de feriado na Fiocruz Brasília foi em clima de pesquisa! Ao longo de todo o dia 29 de março, foram apresentados os 15 trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos pelos estudantes da segunda turma da Especialização em Saúde Coletiva, da Escola Fiocruz de Governo. Na abertura da atividade que compõe o Seminário Temático Pesquisa SUS, os 33 estudantes puderam expor projetos que se aplicam à realidade do Sistema Único de Saúde e contribuem para a melhoria da saúde pública brasileira.

Foram apresentados os resultados preliminares da avaliação realizada com os estudantes e professores, com aspectos que envolvem a efetividade e satisfação dos alunos nos diferentes eixos de gestão, atenção, educação e produção técnica e científica.

O representante dos estudantes Guilherme Gomes, apresentou uma coletânea de fotografias que mostram diferentes momentos do curso que foram desde aulas presenciais a momentos de educação informal nos constantes happy hours da turma, passando pelo plantio de uma árvore nos jardins da instituição. “Plantamos uma árvore e também muitos consensos e dissensos, que são parte do aprendizado em saúde coletiva” disse.

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio lembrou que a especialização faz parte do projeto integrador da instituição, pois é organizada com a colaboração de docentes e técnicos de diferentes áreas. “O objetivo maior é conseguir promover a reflexão sobre o respeito e garantia dos direitos das pessoas às políticas públicas de saúde,” afirmou.

A oferta de cursos regulares como a especialização é importante para a construção da identidade da Escola Fiocruz de Governo, segundo sua diretora Luciana Sepúlveda. “A especialização agrega o corpo docente e dá margem para inovar nos conteúdos e metodologias”, disse.

A segunda edição do curso de Especialização em Saúde Coletiva foi coordenada pelas pesquisadoras Francini Guizardi e Flávia Elias. As inscrições para a próxima edição serão realizadas de 18 a 20 de abril, sob a coordenação das pesquisadoras Tatiana Novais, Maria do Socorro Sousa e Daniele Cabrini. Clique aqui para acessar o edital de seleção.