Seminário Nacional reúne apoiadores educacionais do Projeto Nós na Rede em Brasília

Fiocruz Brasília 10 de junho de 2025


Vanessa Bernardes/Nusmad

 

Entre os dias 2 e 6 de junho de 2025, o projeto Nós na Rede promoveu, em Brasília, um Seminário Nacional reunindo 50 apoiadores educacionais que atuarão na oferta do curso, na formação e acompanhamento dos educadores já selecionados. Os participantes foram recepcionados na manhã de segunda-feira pela equipe do Ministério da Saúde e da Fiocruz Brasília,  por meio do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad), no Centro Cultural de Brasília (CCB). 

 

Os apoiadores estaduais já haviam participado da primeira etapa de formação, que consistiu em um grupo de estudos sobre os materiais preliminares do curso. No Seminário Nacional, segunda etapa do processo formativo, os apoiadores educacionais puderam conhecer e vivenciar atividades pedagógicas previstas no curso, que será ofertado a mais de 40 mil trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). 

 

A mesa de abertura contou com representantes do Ministério da Saúde, da Fiocruz Brasília, e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Estiveram presentes: a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio; o coordenador do projeto Nós na Rede e coordenador do Nusmad/Fiocruz Brasília, André Guerrero; a assessora do Conass, Luciana Tolêdo Lopes; o diretor do Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (DESCO/SAPS/MS), José Eudes Barroso Vieira; a assessora do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Desmad/SAES/MS), Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira; e a coordenadora-geral de Ações Estratégicas de Educação na Saúde (CGAES/DEGES/SGTES/MS), Erika Rodrigues de Almeida. Na ocasião, André Guerrero deu as boas-vindas aos participantes e apresentou a equipe nacional do projeto. 

 

Ao longo dos cinco dias de atividades, os apoiadores educacionais participaram de oficinas práticas, vivenciaram estratégias pedagógicas e exploraram o ambiente virtual de aprendizagem que será utilizado pelos estudantes do curso. Além disso, o seminário oportunizou o recebimento de sugestões de aprimoramento das metodologias propostas. 

 

Na tarde de encerramento, foi apresentado o cronograma de capacitação dos educadores e as próximas etapas de atuação dos apoiadores educacionais. O evento foi concluído com uma avaliação coletiva das atividades realizadas durante a semana. 

 

Para a psicóloga e apoiadora educacional Leia Lima Lins, a iniciativa “é a oportunidade de a gente se qualificar e poder trazer novos conceitos, novas perspectivas de prática para estes profissionais que estão sedentos de processos de qualificação, na linha da educação permanente.” 

Veja mais imagens do evento aqui