Discutir a aplicação de método científico, como avaliação por evidências, na elaboração de políticas públicas em diversas áreas, reunir os profissionais que estão tendo êxito e mostrar casos e práticas de como fazer são os objetivos do Seminário Políticas Públicas Informadas por Evidências: práticas e desafios para avaliação, monitoramento e uso de evidências, que ocorrerá nos dias 5 a 7 de novembro.
O evento organizado pela Fiocruz Brasília, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), faz parte das comemorações dos 60 anos do Ipea e é voltado para pesquisadores, gestores públicos das esferas federal, estadual e municipal e estudantes.
O Ministério da Saúde, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) se unem como apoiadores do Seminário, que será realizado no formato híbrido, presencial nas sedes das instituições organizadoras com transmissão online pelos canais do YouTube da Fiocruz Brasília e do Ipea.
O Seminário apresentará mesas temáticas sobre a aplicação de metodologias de monitoramento, avaliação e evidências em políticas públicas, nos dias 5 e 6 de novembro. Já no dia 7 de novembro, será realizada uma oficina para fortalecer a produção conjunta entre as instituições.
A mesa de abertura será composta pela diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio; pela presidente do Ipea, Luciana Servo; pela presidente da Enap, Betânia Lemos; pela presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; e pela diretora da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest/Ipea), Luseni Aquino.
Segundo o pesquisador da Fiocruz Brasília, Rafael Schleicher, o evento será uma oportunidade para trocar experiências, formar parcerias, potencializar as pesquisas conjuntas, além de proporcionar aprendizado mútuo e fortalecer o networking, congregando diferentes instituições e profissionais de diversas áreas de políticas públicas.
Para Schleicher, a tomada de decisão informada por evidências orienta o gestor público e torna o processo mais assertivo, aliando método participativo com as pessoas-chave para poder construir o mapa mental das decisões, levando em consideração indicadores, conjunto de dados e informações e revisão sistemática, para que a discussão e a decisão sejam melhores.
“Quando se elabora uma política pública, deve-se considerar a criação de valor público, ou seja, a diferença que irá fazer na vida do usuário daquela política. E, para monitorar isso, o uso de metodologias, como as de avaliação e produção de evidências, mostra-se eficaz, até para saber se está no caminho certo”, ressalta o pesquisador.
Leia mais
Pesquisa mapeia iniciativas de cooperação internacional do Brasil
Evento fortalece cultura avaliativa e uso de evidências
Serviço:
Seminário Políticas Públicas Informadas por Evidências: práticas e desafios para avaliação, monitoramento e uso de evidências
Data: 5/11 (terça-feira), 8h30 às 18h – Presencial com transmissão online pelo canal do YouTube do Ipea
Local: Auditório Iphan/Ipea – Setor de Edifícios Públicos Sul (SEPS) 702/902, Bloco C, Torre B, Andar -1, Asa Sul
Data: 6/11 (quarta-feira), 8h30 às 18h – Presencial com transmissão online pelo canal do YouTube da Fiocruz Brasília
Local: Auditório externo da Fiocruz Brasília – Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, UnB
Data: 7/11 (quinta-feira), 9h às 12h – Presencial
Local: Ipea – sala térreo – Setor de Edifícios Públicos Sul (SEPS) 702/902, Bloco C, Torre B, Andar -1, Asa Sul
Programação: confira aqui
Inscrição: clique aqui