Saúde mental: lançada segunda edição de curso EAD

Nathállia Gameiro 27 de maio de 2022


Foram abertas no dia 3 de junho as inscrições para os interessados em realizar o Curso de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19: Reconstrução Pós-Desastres e Emergências em Saúde Pública. Esta é a segunda edição do curso pioneiro ofertado em 2020, logo após o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, e que contou com mais de 69 mil profissionais inscritos de cidades e municípios de todas as regiões do Brasil.

Passados dois anos da chegada do SARS-CoV-2 ao Brasil, deixando muitas marcas, experiências, aprendizados e sofrimentos pelo caminho, especialmente dos trabalhadores da saúde que lidam diretamente com os impactos da pandemia, o novo curso busca capacitar os profissionais para que possam repensar estratégias e intervir em seus territórios com uma melhor prevenção, mitigação, preparação, resposta, recuperação, reconstrução e reabilitação em situações de desastres e emergências em saúde pública.

O foco é no processo de reconstrução das Redes de Atenção Psicossocial em toda a complexidade que elas abarcam, para apoiar a identificação e reorganização de processos de trabalho de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde pública e de outras políticas públicas, como Assistência Social, Defesa Civil, Educação e Habitação, além de estudantes e interessados no tema. 

A capacitação vai abordar o momento atual da pandemia, políticas públicas, demandas de saúde mental, diagnóstico da Rede de Atenção Psicossocial e a carga de trabalho, desgaste e exaustão dos trabalhadores. Ao todo serão ofertados 6 módulos na modalidade de ensino a distância, com aulas gravadas e ministradas por gestores, ex-ministros, profissionais de saúde e sobreviventes de desastres de grandes proporções. As atividades contam ainda com um encontro online quinzenal pelo YouTube da Fiocruz Brasília, relatos de experiência, fórum de discussão, avaliação de aprendizagem e conteúdo em vídeos e podcasts. 

As vagas são limitadas e as inscrições foram prorrogadas: podem ser feitas até o dia 14 de agosto. A atualização, gratuita e na modalidade a distância, foi desenvolvida pelos Núcleos de Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres e Emergências em Saúde Pública (Nusmaps) e de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad) da Fiocruz Brasília, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres (Cepedes/Fiocruz) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

 

O curso teve início em 13 de junho e vai até 14 de setembro.


Clique aqui para assistir à aula inaugural

 

Confira o conteúdo programático, o link para inscrições e mais informações aqui

 

Acesse aqui o conteúdo em vídeo e as cartilhas da 1ª edição do curso

 

Confira também o cronograma das lives quinzenais do curso:

15/6, das 15h às 16h30 – O momento atual da sindemia, com José Agenor Álvares da Silva, assessor sênior da Fiocruz e ex-ministro da Saúde;

29/6, das 15h às 16h30 – O diagnóstico da Rede de Atenção Psicossocial do seu território, com Marcela Alves de Lima Santos, terapeuta ocupacional  e integrante da Rede de Atenção Psicossocial de Mariana (MG);

13/7, das 15h às 16h30 – Demanda em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, com Marcelo Kimati, médico psiquiatra e professor adjunto do departamento de saúde coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Karina Figueiredo, assistente Social e integrante e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS-DF) e do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (NUSMAD) da Fiocruz Brasília;

27/7, das 15h às 16h30 – Dispositivos de cuidado em Atenção Psicossocial, com Maíra Almeida Carvalho, psicóloga e Sandra Fagundes, psicóloga psicanalista; 

10/8, das 15h às 16h30 – As políticas públicas, com Alexandre Lucas Alves, secretário nacional de proteção e defesa civil e Carlos Machado de Freitas, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz. 

24/8, das 15h às 16h30 – Carga de trabalho, desgaste e exaustão dos(as) trabalhadores(as)

31/8, das 15h às 16h30 – Finalização