Saúde integral das mulheres é tema de oficina realizada pelo Psat

Fiocruz Brasília 2 de setembro de 2025


Luara Dal Chiavon/Psat – Fiocruz Brasília


O que é ser mulher? Essa provocação fez parte da oficina de Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho com ênfase na Saúde Integral das Mulheres, com a participação de aproximadamente 30 mulheres do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), realizada pela pesquisadora do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (Psat) da Fiocruz Brasília, Luiza Garcia, no dia 2 de setembro.


Na oficina, debateu-se de forma ampla questões relacionadas à saúde da mulher, desde a apresentação de tipos de violência que afetam as mulheres, como a psicológica, física, sexual, patrimonial e financeira; até o que as tornam mulheres e suas especificidades: a construção social, política e cultural, levando sempre em consideração os atravessamentos de classe, cor, território, ou seja, a construção constante ao longo dos anos.


Foram foco do debate, ainda, a sexualidade e anatomia feminina, dúvidas sobre climatério e menopausa, e a importância de fazer exercícios físicos. O acolhimento pelos serviços básicos de saúde às mulheres vítimas de violência também foi reforçado.


“Ser mulher é estar sempre em luta”, essa frase foi ouvida algumas vezes durante toda a tarde da oficina. O Psat reforça a importância da promoção da saúde da mulher do campo, das águas e das florestas. O encontro seguirá produzindo conhecimento em outros territórios, com a   entrega de cadernos de saúde para que essas mulheres possam socializar em seus coletivos e multiplicar o debate.

 

Debate sobre a conjuntura


As mulheres da Direção Nacional e de parte da Coordenação Nacional do MMC, composta por 17 estados, estiveram reunidas, em Luiziânia (GO), para a construção do II Congresso Nacional do Movimento das Mulheres Camponesas, que ocorrerá em Brasília, nos dias 13 a 16 de outubro de 2025, com o team “Existimos porque Lutamos!”.

 

No início da tarde da última sexta-feira (29), durante o encontro, debatemos a conjuntura a partir das provocações feitas pela mesa, composta por Adriana Maria Mezadri, Sandra Marli da Rocha e por André Fenner, pesquisador do Psat, atualizando as questões de saúde em âmbito nacional.

 

Fotos: Luara Dal Chiavon