Saiba mais sobre a homeopatia e as políticas de saúde 

Mariella de Oliveira-Costa 9 de setembro de 2021


Para aprofundar o diálogo e apoiar as iniciativas de implementação da homeopatia no SUS, a Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT), vai realizar, no dia 13 de setembro, mais uma etapa do Ciclo de Debates em Homeopatia. “A Homeopatia e as Políticas de Saúde no SUS” é o tema da primeira de uma série de transmissões ao vivo pelo Youtube da Fiocruz Brasília, às 18h. 

 

A segunda transmissão está agendada para 18 de outubro: ela terá como foco a implementação da homeopatia no SUS e a Atenção Primária à Saúde. A terceira atividade vai detalhar estratégias para o fortalecimento da homeopatia no país, em 29 de novembro. 

 

Estas lives são promovidas em parceria com a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e a Associação Médica Homeopática Brasileira. 

 

A homeopatia é reconhecida como especialidade médica, pelo Conselho Federal de Medicina, desde 1980. Em 2006, o Ministério da Saúde publicou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. A especialidade é baseada na efetividade de medicamentos homeopáticos para prevenção e tratamento de doenças. Apesar da demanda dos usuários e de seu direito de escolha terapêutica pela homeopatia, esta vem sendo subutilizada no SUS, com redução progressiva do número de consultas homeopáticas, entre outras razões, porque há poucos profissionais qualificados na área.