Projeto da Fiocruz recebe prêmio de inovação pública

Fiocruz Brasília 16 de abril de 2024


Heloisa Caixeta – CTIS / Fiocruz Brasília 

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS) da Fiocruz Brasília e do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), foi contemplada com o 3º lugar na categoria Inovação aberta e contratação de soluções tecnológicas do 4º Prêmio Conexão Inova. A iniciativa é uma realização da rede Conexão Inovação Pública.

 

O projeto “Uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) no Transporte de Amostras Biológicas para Aprimorar a Vigilância em Saúde no SUS” foi contemplado com troféu, certificado e selo bronze digital de inovação pública. Os vencedores receberam a premiação durante o evento Convergência, que aconteceu em São Luís (MA), entre os dias 1º e 3 de abril de 2024. Além da premiação, Izabela Gimenes e Olga Machado, da equipe do projeto, tiveram a oportunidade de realizar uma palestra no palco principal do evento.

 

O projeto desenvolvido pela Fiocruz em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen- DF), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e startups selecionadas por edital da Softex (Hands e Atlantis), tem o propósito de testar o transporte de material biológico com os veículos aéreos não tripulados. A iniciativa irá avaliar a segurança do deslocamento, qualidade das amostras que chegarão ao destino e a eficiência desta nova técnica.

 

“Este prêmio é o reconhecimento do trabalho inovador que vem sendo feito pelo Colaboratório CTIS na sua estratégia de incubação e desenvolvimento de projetos de transformação digital”, avalia o coordenador da área, Wagner Martins.

 

O Prêmio Conexão Inova é uma iniciativa para reconhecer, valorizar e mapear o trabalho de laboratórios, organizações, equipes e redes que promovem a inovação no setor público brasileiro.

 

Leia mais: 

Pesquisadoras da Fiocruz apresentam soluções para a saúde
Projeto inovador que utiliza drone no transporte de material biológico é apresentado na Fiocruz Brasília
Projeto testa drone para transporte de material biológico

 

Fotos: Reprodução Secom/Gov