Fiocruz Brasília inicia nova fase do Projeto Diálogos sobre Economia Solidária em Samambaia

Fiocruz Brasília 26 de novembro de 2025


Beatriz Muchagata (CTIS/Fiocruz Brasília)

 

Iniciativa, realizada em parceria com o Instituto BRB e organizações locais, abre inscrições para curso gratuito que fortalece a geração de trabalho e renda no território

 

A Fiocruz Brasília, por meio do CoLaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade (CTIS), inicia em Samambaia uma nova etapa do Projeto Diálogos sobre Economia Solidária (DES), ampliando suas ações de fortalecimento territorial e promoção de trabalho e renda no Distrito Federal. As inscrições vão até o dia 29 de novembro de 2025.

 

O Projeto Diálogos sobre Economia Solidária (DES) foi concebido para desenvolver ações estratégicas que promovam o empoderamento social e a governança territorial, com foco na ampliação de iniciativas de Economia Solidária no DF. Para essa nova fase, a Fiocruz Brasília firmou convênio com o Instituto BRB e conta, ainda, com emenda do deputado Federal Professor Reginaldo Veras e com o apoio de parcerias locais, como a Rede Sociotécnica Local, coletivos e movimentos sociais.

Desde 2023, o DES já foi implementado nos territórios do Paranoá e Itapoã, Cidade Estrutural e Sol Nascente/Pôr do Sol. Agora, expande suas atividades para três novos territórios, iniciando pela Região Administrativa de Samambaia.

 

A primeira ação desta etapa é o Curso de Qualificação sobre Economia Solidária, gratuito e aberto a moradores e pessoas que atuam na região. Com carga horária de 56 horas, o curso combina teoria e prática para que os participantes compreendam conceitos, exemplos e experiências da Economia Solidária e possam aplicá-los em suas realidades, fortalecendo iniciativas locais e promovendo territórios mais sustentáveis, saudáveis e solidários.

 

O curso será realizado de 2 de dezembro de 2025 a 17 de março de 2026, com aulas às terças-feiras, das 19h às 21h; e aos sábados, das 8h às 12h, na Associação Maria de Nazaré (QN 404, Conjunto A, Lote 01 – Samambaia Norte).

 

As inscrições são gratuitas, com 50 vagas disponíveis, e podem ser realizadas até o dia 29 de novembro de 2025 neste link. Podem participar moradores de Samambaia ou pessoas que atuam no território, como membros de coletivos, conselhos, movimentos sociais, profissionais de serviços públicos e integrantes da Rede Sociotécnica Local.

LEIA TAMBÉM