Nupop apresenta trabalho em congresso de defensorias

Mariella de Oliveira-Costa 18 de agosto de 2023


Diferentes atividades realizadas pelo Núcleo de Populações em Situações de Vulnerabilidade e Saúde Mental na Atenção Básica (Nupop) da Fiocruz Brasília foram apresentadas no V Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas, em Brasília, no dia 11 de agosto.  

 

A coordenadora da Escola Nacional de População em Situação de Rua, Stella Gomes Alves dos Santos, participou da mesa “Acesso à Justiça e equilíbrio democrático: perspectivas e desafios” e mostrou parte do que o Nupop tem feito no DF e pelo Brasil. Entre os assuntos tratados pela bacharel em saúde coletiva, destaca-se o Plano PopRua, em que os residentes da Escola de Governo Fiocruz – Brasília são inseridos em serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para conhecer, na prática, os direitos e deveres dele como profissional de saúde no atendimento a essa população.  

 

O Colaboratório Nacional de  População de Rua e a Escola Nacional para População de Rua também foram apresentados. Essa Escola realiza oficinas pelo Brasil para auxiliar as pessoas em situação de rua a se tornarem atores políticos que consigam organizar suas pautas de reivindicação e buscar meios de escuta dessas demandas pelo governo local e nacional. Além disso, também atua junto aos movimentos sociais, promovendo oficinas para que se compreenda melhor como o terceiro setor pode auxiliar a melhorar a complexa realidade dessa população – que exige planos de ação complexos. Outro trabalho do Nupop  apresentado no Congresso consiste em mensurar a autonomia dessas pessoas em situação de vulnerabilidade que são vinculadas à revista Traços, revista impressa do DF que oferece trabalho e renda para essas pessoas em situação de rua buscando melhorar sua autonomia e realidade.  

 

Para a pesquisadora, participar de congressos como este  amplia os espaços de visibilidade sobre o tema. Neste congresso, diferentes defensores públicos puderam conhecer a complexidade de se trabalhar com essa população e também as iniciativas do grupo. A próxima agenda de divulgação das ações do Nupop será no Congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, em novembro, em Recife – PE.