Live sobre crianças na pandemia encerra Curso Nacional de Saúde Mental da Fiocruz Brasília

Mariella de Oliveira-Costa 15 de julho de 2020


Interessados podem se inscrever até esta quarta-feira (15/7). A pedido dos estudantes, capacitação realizará quatro aulas abertas na próxima semana

 

Nayane Taniguchi

 

68.550 alunos inscritos de norte ao sul do país, mais de 30 vídeos, 17 módulos e 10 lives que somam quase 235 mil visualizações. Estes são apenas alguns dos números do Curso Nacional de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19, realizado pela Fiocruz Brasília em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres (Cepedes/Ensp/Fiocruz) e com a colaboração de dezenas de psicólogos, pesquisadores e profissionais da área. Nesta quarta-feira (15/7), a live “Orientações para o Cuidado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (SMAP) de Crianças na Pandemia e/ou em Isolamento Hospitalar” encerrou oficialmente o Curso, iniciado em maio deste ano. Em menos de duas horas, a transmissão já alcançou mais de 3,9 mil visualizações.

“Hoje é um dia muito feliz. Acho que vocês lembram bem das cartilhas, e esta foi muito comentada, traz um pouco dessa expectativa, dessa esperança, desse brilhinho nos olhos no mundo da infância”, afirmou uma das coordenadoras do curso, a pesquisadora da Fiocruz e psicóloga Débora Noal, que acrescentou: “essa é uma live muito especial porque é nossa última oficial do curso”. Após a transmissão, os estudantes foram orientados a responder uma pesquisa e fazer o download dos certificados da atualização.

Mais de 500 perguntas foram encaminhadas sobre o tema da live de encerramento, que contou com a participação de psicólogos e pesquisadores da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Acesse aqui.

Os interessados em participar da capacitação ainda podem fazer inscrição, que será encerrada à meia-noite desta quarta-feira (15/7). Após essa data, os estudantes terão até dia 26 de agosto para concluírem o curso. Mas essa não é a única boa notícia. A pedido dos alunos, o curso nacional realizará, nos dias 21 e 22 de julho, quatro novas aulas abertas, com os temas mais pedidos pelos estudantes ao longo da atualização: no primeiro dia, “Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na Covid-19” e “Volta às aulas e Covid-19: perspectivas e possibilidades”; e, no segundo, “Cuidados à População Ribeirinha na Covid-19” e “Cuidado à população negra na Covid-19” (mais detalhes aqui). As aulas serão ao vivo, transmitidas no Canal do Youtube da Fiocruz Brasília a partir das 15h, com tempo para perguntas. Para participar, não é necessário fazer inscrição. Basta acessar youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial.

Para os estudantes que ainda não concluíram as atividades ou que ainda farão a inscrição, Débora ressaltou: “quem já está inscrito pode continuar até o final de agosto, dia 26, quando encerramos oficialmente o curso. Não deixem de acessar os vídeos, os módulos, as cartilhas e as lives. Tenham a certeza que isso vai fazer uma grande diferença na formação de todos”.

Composto por diferentes temas, o Curso foi organizado a partir das cartilhas da Série Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19 da Fiocruz, disponíveis aqui. A atualização, gratuita e na modalidade a distância, foi desenvolvida pela Escola de Governo Fiocruz – Brasília em parceria com o Cepedes/Ensp/Fiocruz.

Para inscrições e mais informações, clique aqui.