Inscrições prorrogadas: chamada para supervisão institucional na RAPS

Nathállia Gameiro 30 de maio de 2025


Foram prorrogadas até o dia 15 de junho de 2025 as inscrições para a chamada para supervisão institucional na RAPS. A errata, divulgada nesta sexta-feira (30/5), apresenta o novo cronograma, com a divulgação final dos projetos selecionados e do cadastro reserva no dia 30 de julho de 2025.


O documento apresenta ainda complemento das normas sobre o limite de projetos por supervisor, que agora consideram também a Tabela de Concessão de Bolsa da Fiocruz, o Manual de Procedimentos da Fiotec e a legislação vigente.

A errata completa está disponível aqui

Acesse aqui a chamada 

Atenção à documentação exigida para a realização das inscrições

Confira o novo cronograma

 

Inscrições

Cada projeto deve propor ações voltadas à qualificação das práticas de cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS) desenvolvidas pelas equipes dos CAPS, em conformidade com as políticas públicas de saúde mental. O objetivo é fortalecer e qualificar os serviços oferecidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em todo o Brasil, por meio da seleção de 313 projetos de supervisão institucional, abrangendo todas as regiões e as 27 unidades federativas.

 

As inscrições serão realizadas exclusivamente online, por meio de formulário eletrônico [acesse aqui o formulário]. Os projetos devem ser elaborados de forma coletiva pelas equipes dos CAPS e submetidos por gestores municipais de saúde mental ou equivalentes da Secretaria Municipal de Saúde. Para a inscrição, é obrigatório anexar carta de anuência da Secretaria de Saúde, Projeto de Supervisão, currículo e texto-resposta do(a) supervisor(a), além de documentação oficial.  A iniciativa também estabelece uma política de ações afirmativas com a reserva de 30% das vagas para pessoas negras, 5% para indígenas, 5% para quilombolas, 10% para pessoas com deficiência e 5% para pessoas trans.

 

A chamada pública é organizada pela Fiocruz Brasília, em parceria com o Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (SAES/MS). 

Tem dúvidas na inscrição? Confira aqui as orientações