I Mostra EGF-Brasília: confira a programação desta terça (15/3)

Fernanda Marques 14 de março de 2022


A abertura da Mostra, às 9h, reunirá em uma mesa virtual a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio; a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão; a diretora da Escola de Governo Fiocruz-Brasília (EGF-Brasília), Luciana Sepúlveda; a coordenadora da Mostra, Tatiana Novais; a residente da EGF-Brasília Laurianna Vieira; a doutoranda da UnB Janaína Sallas; e a presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Jeovânia Rodrigues.

 

Logo em seguida, às 10h30, haverá a aula inaugural on-line, com o doutor em ciências sociais Carlos Rodrigues Brandão, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e com o doutor em economia Carlos Gadelha, coordenador do Centro de Estudos Estratégicos (CEE) da Fiocruz. “Construção coletiva de cidadania e utopia para o fortalecimento do SUS, para além dos tempos de crise” será o tema da aula, que contará com a mediação da diretora da EGF-Brasília, Luciana Sepúlveda.

 

Já na parte da tarde, a partir das 14h30, em diálogo com o tema da manhã, será realizada a mesa “Mosaico de experiências: Artesanatos pedagógicos para construção da cidadania e utopia”. Nesta atividade, profissionais da EGF-Brasília apresentam diferentes ações educativas que colaboraram para o desenvolvimento de respostas rápidas em emergências e situações críticas em saúde.

 

Essas atividades de terça-feira, dia 15, serão transmitidas ao vivo pelo YouTube da Fiocruz Brasília.

 

Para finalizar o dia, um momento síncrono das Comunidades de Aprendizagem, espaços de diálogo onde os interessados em temas comuns poderão compartilhar experiências e reflexões, numa perspectiva cooperativa de construção de conhecimentos. Das 18h30 às 20h30, três Comunidades se encontrarão: Entre o prescrito e o vivido – saúde e proteção no currículo escolar: o que temos e o que queremos?; Protagonismo juvenil e cidadania: tessituras de redes intersetoriais de saúde e de proteção nos territórios; e Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro. O encontro será na plataforma Zoom

 

Confira a programação completa da I Mostra EGF-Brasília