Fiocruz participa do 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana

Fiocruz Brasília 17 de outubro de 2022


Agência Fiocruz de Notícias (AFN)

 

A partir desta segunda-feira (17/10), o Rio de Janeiro recebe o 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana, sediado na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Até a próxima quarta (19/10), mais de 500 delegados, prefeitos e representantes de 162 cidades do mundo integram os debates do evento, cujo objetivo é encontrar soluções e oportunidades eficazes para combater as mudanças climáticas por meio de políticas públicas e sistemas de alimentação. Representante do Rio no acordo, a Fiocruz participa do fórum com a mesa Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Saúde: Uma visão da Fiocruz.

 

A atividade está marcada para esta terça-feira (18/10), às 17h30. Na ocasião, a vice-diretora da Fiocruz Brasília e coordenadora do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin), a pesquisadora Denise Oliveira e Silva, detalhará as ações da Fundação no combate à insegurança alimentar. O coordenador executivo do Plano Fiocruz de Enfrentamento à Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro, Richarlls Martins da Silva, apresentará os resultados dos projetos que atuam com  cozinhas comunitárias e já distribuíram mais de 45 mil refeições em um ano.

 

Por fim, o pesquisador Leonardo Esteves de Freitas, do Observatório de Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Bocaina, detalhará o impacto de ações como a campanha Cuidar é Resistir, que beneficiou mais de 7 mil famílias de 139 territórios tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas com cerca de 20 mil cestas básicas enriquecidas com pescado e produtos agroecológicos produzidos pelas próprias comunidades do território. A mediação fica por conta do assessor de Relações Institucionais da Presidência da Fiocruz Valber da Silva Frutuoso.

 

Durante o encontro, será assinado o Pacto de Política Alimentar Urbana de Milão. O acordo internacional entre prefeitos listará 37 ações, agrupadas em seis categorias (Governança, Dietas Sustentáveis e Nutrição, Equidade Econômica e Social, Produção de Alimentos, Abastecimento e Distribuição de Alimentos e Desperdício de Alimento), para serem aplicadas como políticas alimentares nas cidades signatárias. Também serão definidos indicadores específicos para cada ação recomendada a fim de monitorar os avanços na implementação do Pacto.

 

Com patrocínio da Prefeitura do Rio, é a primeira vez que o evento acontece na América do Sul. O tema desta edição é Comida para Nutrir a Justiça Climática: soluções alimentares urbanas para um mundo mais justo. Além de autoridades das cidades participantes, profissionais de política alimentar, especialistas e pesquisadores reúnem-se no Rio um ano depois da última edição do fórum, que ocorreu em Barcelona. Trinta das 162 cidades participarão de forma on-line, e as principais sessões do evento serão transmitidas pelas plataformas digitais do Pacto de Milão.

 

Acompanhe o evento ao vivo pelo Youtube, no canal do MilanUrbanFoodPolicyPact

 

Foto do destaque: Rafael Catarcione