A Fiocruz marcou presença no evento com a participação da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, e do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação, Valcler Rangel. Nesta quarta-feira (4), o vice-presidente participou do Ato Político que discutiu políticas públicas de Estado para a reparação dos direitos das populações atingidas.
Em sua fala, ele ressaltou o compromisso da Fiocruz com essa pauta e destacou a importância de espaços como esse, que promovem o debate plural e coletivo em defesa dos direitos humanos e da justiça socioambiental. “As protagonistas dessa jornada são as mulheres. Precisamos reconhecer e valorizar o protagonismo daquelas que lutam, cotidianamente, pela defesa do meio ambiente, pelos direitos das populações atingidas e, principalmente, pelos direitos das mulheres,” afirmou Valcler.
Regulamentação e implementação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas (PNAB);
Elaboração de planos de segurança para populações impactadas por barragens, grandes empreendimentos e mudanças climáticas;
Enfrentamento da devastação ambiental causada pelo agronegócio no país.
A jornada conta com atos políticos, marchas, debates e uma feira de integração cultural, além de espaços de formação e articulação que envolvem diversos setores da sociedade civil. A programação segue até sexta-feira, 5 de junho, com atividades em diferentes locais de Brasília e na Universidade de Brasília (UnB).
Confira aqui as fotos da atividade.