Fiocruz participa de ato político em defesa das mulheres atingidas

Fernando Pinto 4 de junho de 2025


A capital federal recebe, ao longo desta semana, a Jornada Nacional de Luta das Mulheres Atingidas: Para Enfrentar o Fascismo, a Crise Climática e Avançar nos Direitos. A mobilização reúne cerca de mil mulheres de 20 estados brasileiros, fortalecendo a luta por justiça social, ambiental e de gênero.
 
Organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a jornada tem como objetivo criar um espaço de escuta, articulação e mobilização, onde mulheres impactadas por barragens, grandes projetos de infraestrutura e pelas mudanças climáticas possam compartilhar experiências, fortalecer suas pautas e pressionar o poder público por respostas concretas às suas demandas.
 

A Fiocruz marcou presença no evento com a participação da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, e do vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação, Valcler Rangel. Nesta quarta-feira (4), o vice-presidente participou do Ato Político que discutiu políticas públicas de Estado para a reparação dos direitos das populações atingidas.

 

Em sua fala, ele ressaltou o compromisso da Fiocruz com essa pauta e destacou a importância de espaços como esse, que promovem o debate plural e coletivo em defesa dos direitos humanos e da justiça socioambiental. “As protagonistas dessa jornada são as mulheres. Precisamos reconhecer e valorizar o protagonismo daquelas que lutam, cotidianamente, pela defesa do meio ambiente, pelos direitos das populações atingidas e, principalmente, pelos direitos das mulheres,” afirmou Valcler.

 

Entre as principais reivindicações das mulheres atingidas estão:
  • Regulamentação e implementação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas (PNAB);

  • Elaboração de planos de segurança para populações impactadas por barragens, grandes empreendimentos e mudanças climáticas;

  • Enfrentamento da devastação ambiental causada pelo agronegócio no país.

 

A jornada conta com atos políticos, marchas, debates e uma feira de integração cultural, além de espaços de formação e articulação que envolvem diversos setores da sociedade civil. A programação segue até sexta-feira, 5 de junho, com atividades em diferentes locais de Brasília e na Universidade de Brasília (UnB).

 

Confira aqui as fotos da atividade. 

 

 

 

Fotos: Sergio Velho Junior / Fiocruz Brasília