Fiocruz é sede do lançamento do programa Jovens Defensores Populares no DF

Fiocruz Brasília 11 de junho de 2025


Projeto vai formar mil jovens para atuarem na promoção e defesa dos direitos humanos em comunidades vulnerabilizadas


A Fiocruz Brasília será palco, na sexta-feira (13/6), da cerimônia de abertura do programa Jovens Defensores Populares, uma iniciativa do Governo Federal que visa formar mil jovens entre 18 e 29 anos para atuar na promoção e defesa dos direitos humanos em suas comunidades. O programa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Acesso à Justiça (Saju) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e o Agenda Jovem Fiocruz. A formação abrange temas fundamentais como direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais e os direitos forjados a partir das lutas por reconhecimento.

A cerimônia contará com a presença da secretária nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Presidência da República, Kenarik Boujikian; do chefe de gabinete da Secretaria de Políticas Públicas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Hugo Bustamante Tre; do secretário nacional de Juventude da Presidência da República, Ronald dos Santos; da coordenadora-geral de Justiça Étnico-Racial na Política sobre Drogas, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Lívia Casseres. Também confirmaram participação parlamentares de diversos estados, incluindo a senadora Leila Barros; os deputados federais Reginaldo Veras e Erica Kokay; os deputados distritais Gabriel Magno e Max Maciel. O evento ocorrerá, a partir das 9h, no Auditório da Fiocruz Brasília, no Campus Universitário Darcy Ribeiro.

“O Jovens Defensores Populares é um passo decisivo na democratização do acesso à justiça e na valorização do protagonismo juvenil na defesa de direitos”, afirma a secretária da Saju/MJSP, Sheila de Carvalho. “Queremos que esses jovens se tornem agentes de transformação em seus territórios, promovendo a cidadania e enfrentando desigualdades históricas”.

Coordenador do Agenda Jovem Fiocruz, André Sobrinho também destaca a relevância da iniciativa. “Este projeto é um movimento importante para o reconhecimento da juventude brasileira como composta por sujeitos de direitos. O jovem deve ser visto e se ver como alguém que não apenas detém a força da juventude, mas que também sente os efeitos das iniquidades sociais que afetam sua vida, seu trabalho e sua saúde”.

Distrito Federal 

Com atividades em Ceilândia, Sobradinho e São Sebastião, o Distrito Federal (DF) é um dos polos do programa e representa os desafios que motivaram a criação da iniciativa. A cidade, embora abrigue a estrutura político-administrativa do país, apresenta índices significativos de desigualdade social, sendo considerada a quarta área metropolitana mais

 

desigual do Brasil pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Com sua economia fortemente concentrada no setor de serviços e marcada pela presença expressiva da administração pública, o DF enfrenta desafios complexos para promover o desenvolvimento econômico com inclusão social. Nesse contexto, o projeto busca estimular a cidadania ativa, especialmente entre jovens das periferias urbanas, que vivenciam de forma mais aguda as desigualdades estruturais.

Programa

Além do DF, o programa também será lançado na Bahia e no Pará. A iniciativa já teve início no Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, abrangendo municípios priorizados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

 

O programa é visto como um marco na articulação entre juventude, educação e justiça social. A iniciativa tem como base a escuta atenta das juventudes e da compreensão de que o fortalecimento dos direitos humanos passa, necessariamente, pela formação de jovens capazes de atuar em seus territórios com conhecimento e autonomia. A expectativa é que, nos próximos anos, o programa se consolide como uma política pública permanente, ampliando seu alcance para outras regiões do país.

O Jovens Defensores Populares integra o plano Crescer em Paz: Estratégia de Justiça e Segurança Pública para Proteção de Crianças e Adolescentes, do Governo Federal, reforçando o compromisso constitucional com a proteção integral da infância e da juventude, conforme estabelece o artigo 227 da Constituição Federal de 1988. A partir do lançamento do programa, o Governo Federal também promove políticas integradas que aproximam justiça, segurança pública e juventude, visando reduzir vulnerabilidades e fortalecer a democracia em todo o país.

 

Serviço:
Jovens Defensores Populares no DF.
Data: 13 de junho;
Horário: 9h;
Local: Auditório da Fiocruz Brasília;
Endereço: Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, Brasília – DF.