Fiocruz e Denasus apresentam projeto de pesquisa em reunião do CIB/GO

Fiocruz Brasília 15 de julho de 2021


Por Heloisa Caixêta

 

Na última quinta-feira (15/07), foi realizada a apresentação da pesquisa (Re)conhecer para Fortalecer a Auditoria do SUS: SNA em Foco, durante a 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Goiás (CIB/GO), encontro entre a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás.

 

Apresentada pelo professor Wagner Martins, coordenador de Integração Estratégica da Fiocruz Brasília, a pesquisa foi bem recebida pelo secretário de Saúde do Estado, Ismael Alexandrino Filho, que reafirmou a importância da realização do estudo para mapear a governança nos estados e municípios. O objetivo é conhecer a situação atual das unidades de Auditoria e Controle, de modo a contribuir para para elaborar e aperfeiçoar estratégias de atuação do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) no SUS.

 

Goiás foi o estado escolhido para receber o piloto da pesquisa acadêmica desenvolvida com base no modelo internacional de auditoria interna, o IA-CM. A aplicação da pesquisa no estado ajudará na elaboração do conteúdo a ser distribuído por todo o país.

 

Para Wagner Martins, o acolhimento da pesquisa é o primeiro passo para o apoio nacional. “A aceitação de órgãos como a Secretaria de Saúde de Goiás e o Cosems do Estado são importantes para o sucesso da aplicação da pesquisa”, afirmou.

 

A pesquisa

A pesquisa (Re)conhecer para Fortalecer a Auditoria do SUS: SNA em Foco tem o intuito de mapear e analisar, quantitativa e qualitativamente, os níveis de governança nos estados e municípios, e ficar a par da situação atual das unidades de Auditoria e Controle, para elaborar e aperfeiçoar estratégias de atuação do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) no SUS.

 

O estudo terá caráter nacional, envolvendo as estruturas de governança do SUS e os órgãos de Auditoria e Controle dos entes federados. Com a pesquisa, espera-se identificar o cenário real da auditoria e do ambiente de controle no SUS, e avaliar a maturidade dos serviços de auditoria interna.