Fiocruz celebra designação como Centro Colaborador da Opas/OMS em Sistemas de Saúde

Fiocruz Brasília 16 de julho de 2025


Por Danielle Monteiro (Informe Ensp)

 

Nesta sexta-feira (18/7), a Fiocruz vai celebrar uma recente conquista na área internacional. Na data haverá a cerimônia de designação como Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) em Formação e Desenvolvimento Estratégico para Sistemas de Saúde com Ênfase em Atenção Primária à Saúde. O evento está marcado para 9h30 e será transmitido pelo YouTube. A cerimônia vai contar com a presença de autoridades da Opas.

 

“É uma conquista coletiva, que reflete toda a trajetória de 70 anos de trabalho da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e o intenso trabalho realizado pela direção nas parcerias internas na Fundação e junto à  Opas/OMS. Esta designação chega em momento crucial, em que precisamos avançar no fortalecimento das nossas ações de cooperação estruturante, no fortalecimento dos sistemas públicos de saúde e, fundamentalmente, nas ações multilaterais. Aqui somos SUS!”, celebra o diretor da Escola, Marco Menezes. Estarão presentes à mesa de abertura o representante da Opas no Brasil, Cristian Morales Fuhrimann, a vice-presidente de Saúde Global da Fiocruz, Lourdes Oliveira, o vice-diretor da Escola de Governo em Saúde (VDEGS/Ensp) e responsável pela coordenação do Centro Colaborador, Eduardo Melo.

 

Inédita, a designação torna a Escola uma das primeiras instituições na América Latina a ser um centro colaborador com enfoque na atenção primária. “Além de ser um momento de celebração, a cerimônia  será uma oportunidade para conhecer o escopo de atuação no novo centro colaborador, bem como as prioridades da Opas na conjuntura atual, com seu novo representante no Brasil presente”, adianta Eduardo Melo.

 

Enquanto centro colaborador, a Ensp/Fiocruz terá, como atribuições, o desenvolvimento de ações para o fortalecimento de capacidades institucionais das escolas de saúde pública para enfrentar os desafios dos sistemas de saúde; e o apoio ao desenho e desenvolvimento de pesquisas e estudos estratégicos sobre e para os sistemas de saúde. Também está na lista o auxílio à formulação, à implementação e ao monitoramento de ações para fortalecer os sistemas de saúde com ênfase na atenção primária.

 

Com a nova designação, que vai durar por um período de quatro anos, a Fiocruz passa a ter seis centros colaboradores da Opas: o Centro Colaborador para Políticas Farmacêuticas, o Centro Colaborador para a Educação de Técnicos em Saúde, o Centro Colaborador para a Leptospirose, o Centro Colaborador para Diplomacia da Saúde Global e Cooperação Sul-Sul e o Centro Colaborador para Fortalecimento dos Bancos de Leite Humano, além do Centro Colaborador em Formação e Desenvolvimento Estratégico para Sistemas de Saúde com Ênfase em Atenção Primária à Saúde. O evento ocorrerá no auditório térreo da Ensp, às 9h30.