Juliana Chagas (Psat/Fiocruz Brasília)
O Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (Psat), da Fiocruz Brasília, participou do Ato de Lançamento da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CNDRSS), na última quarta-feira (28/05). Representando o programa, o pesquisador André Fenner esteve presente nas atividades, reafirmando o compromisso institucional com a promoção da saúde nos territórios do campo, da floresta e das águas.
Com o lema “Brasil Rural: Raiz da Vida, Fonte do Bem Viver”, a 3ª CNDRSS destaca a centralidade do rural como origem e sustentação da vida em sua diversidade. A proposta da conferência é construir uma agenda política estratégica para a transformação agroecológica dos sistemas alimentares e o fortalecimento do Brasil rural, com base em princípios de justiça social, sustentabilidade e bem viver.
Durante o ato de lançamento, o Psat reforçou seu papel na articulação de políticas públicas intersetoriais que integram saúde, agroecologia, justiça ambiental e direitos dos povos e comunidades tradicionais. O pesquisador André Fenner enfatizou a importância de abordar o rural como território de vida, saberes e resistência, e destacou as contribuições da Fiocruz em ações como promoção da saúde, saneamento rural, agroecologia, e fortalecimento de Territórios saudáveis, sustentáveis e Solidários.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Condraf) preveem etapas temáticas, setoriais, territoriais e nacional, com ampla mobilização social entre maio de 2025 e março de 2026. Entre os temas em destaque estão juventude, mulheres, povos e comunidades tradicionais, abastecimento, ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), emergência climática e reforma agrária.
A participação do Psat/Fiocruz na 3ª CNDRSS reafirma o compromisso da instituição com a promoção da saúde como direito humano, a valorização da diversidade sociocultural dos territórios e a defesa de um projeto de país que coloque a vida no centro.